Essa fase teve início em 1922, com a Semana de Arte Moderna e se estendeu até 1930. Período em que surgiram alguns grupos como o Pau-Brasil, Antropófago e Verde-Amarelismo, a Fase Heroica evidenciou uma ruptura com o passado na linguagem literária. Os artistas passaram a valorizar o cotidiano e a liberdade formal.
A segunda geração modernista ou segunda fase do modernismo representa o segundo momento do movimento modernista no Brasil que se estende de 1930 a 1945. ... A publicação Alguma Poesia (1930) de Carlos Drummond de Andrade marcou o início da intensa produção literária poética desse período.
Inspirado pelas inovações artísticas das vanguardas europeias (cubismo, futurismo, dadaísmo, expressionismo e surrealismo), ele teve como marco inicial a Semana de Arte Moderna, que aconteceu entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Theatro Municipal de São Paulo. ...
O marco inicial do Modernismo no Brasil é a Semana de Arte Moderna, que ocorreu entre os dias 13 a 18 de fevereiro de 1922. ... O evento ocorreu em São Paulo, no Teatro Municipal, com exposições de arte e recitais de atores e escritores.
modernismo no Brasil tem como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo, no ano de 1922, considerada um divisor de águas na história da cultura brasileira.
Heitor Villa-Lobos na música; Mário de Andrade e Oswald de Andrade, na literatura; Victor Brecheret, na escultura; Anita Malfatti e Di Cavalcanti, na pintura, são alguns dos participantes da Semana, realçando sua abrangência e heterogeneidade.
As primeiras manifestações artísticas do Brasil ocorreram muito antes dos portugueses desembarcarem em terras brasileiras. As formas artísticas mais antigas foram encontradas no Piauí, são pinturas rupestres e têm cerca de 15.
O pré-modernismo foi, como o próprio nome aponta, um período de transição no universo artístico. Principalmente entre os anos de 1902 e 1922, houve uma produção literária que não correspondia às escolas do realismo, do naturalismo, do simbolismo ou do parnasianismo, tendências estéticas ainda correntes na época.
No Brasil, os registros mais antigos estão localizados no Estado do Piauí, precisamente na Serra da Capivara. Do ano 5 mil a.C. ao começo do século XII (fase quando a arte surgiu no Brasil), os povos amazonenses já fabricavam enfeites e objetos de cerâmica.
Os primeiros artefactos tangíveis que podem ser considerados arte aparecem na Idade da Pedra (Paleolítico superior, Mesolítico e neolítico). Durante o Paleolítico (25 000–8 000 a.C.) o Homem era ainda caçador-coletor, habitando cavernas que viriam a ser os primeiros suportes de arte rupestre.
“Arte brasileira no século XIX” destaca – e daí sua grande importância para a historiografia da arte no Brasil – as transformações, a modernização, o desenvolvimento e a expansão trazidos pelo século XIX, período esse considerado decisivo para a formação da identidade cultural do País.
O gosto pelo azulejo, Portugal aprendeu com os holandeses. Da Holanda, vieram os primeiros painéis para o Brasil. A partir do fim do século 17, os azulejos das igrejas da Bahia passaram a ser encomendados nas oficinas de Lisboa.
Os principais arquitetos do período colonial foram: Francisco Dias, Francisco Frias de Mesquita, Gregório de Magalhães e Fernandes Pinto Alpoim. A liberdade de estilo dada ao arquiteto modifica o esquema simples, mas talvez pela falta de tempo ou por deficiência técnica não se deu um acabamento mais aprimorado.
bom eu acho que a arte já existia antes dos europeus chegar porque os índios já fazem suas próprias artes na sua cara. e com a chegada dos europeus no Brasil os europeus foram agregando mais sabedoria em questão de pintura porque o Brasil era muito lindo em sua natureza.