Sempre em acompanhamento com o psiquiatra e de preferência com avaliação clinica/laboratorial completa feita por ele. Mirtazapina e clonazepan (Rivotril) não são drogas usadas para os mesmos motivos. Usar eventualmente qualquer uma delas e por tempo limitado SEMPRE INFERIOR a 4 semanas, é o ideal.
Alprazolam. Esse é de longe o ansiolítico mais recomendado pelos médicos – sendo um derivado do benzodiazepínico – que consegue atuar no tratamento de insônia, agorafobia, síndrome do pânico, crises de ansiedade e do estresse intenso. O alprazolam é um medicamento com grande potência e uma ação imediata.
O midazolam é considerado 1,5 a 3,5 vezes mais potente que o diazepam.
275) aborda que “os benzodiazepínicos são drogas que causam depressão da atividade motora, caracterizada principalmente, por diminuir a ansiedade e induzir ao sono.” Seu uso não deve exceder de três a quatro semanas, pois tais drogas podem causar dependência.
Os benzodiazepínicos (diazepam, alprazolam, midazolam, etc) são medicamentos hipnóticos e ansiolíticos bastante utilizados na prática clínica.
Os benzodiazepínicos agem no sistema de neurotransmissão gabaérgico, facilitando a ação do GABA. Como esse neurotransmissor é inibitório, essas drogas acentuam os efeitos inibitórios do sistema nervoso central, provocando efeito depressor.
Os hipnóticos têm como objetivo aliviar os sintomas da insônia aguda e melhorar o desempenho diurno e prevenir que se cronifique44. O uso deve ser por período limitado de 3 dias até 4 semanas.
Sedativo é o nome que se dá aos medicamentos capazes de diminuir a atividade do cérebro, principalmente quando este está em estado de excitação acima do normal. Quando um sedativo é capaz de diminuir a dor, recebe o nome de analgésico.
Agente Sedativo-Hipnóticos: São fármacos que produzem depressão gradativa do SNC. Ação sedativa/ansiolítica: redução da ansiedade – efeito calmante. Ação hipnótica: Sonolência: Manutenção do sono. Potencializam a ação dos receptores gabaérgicos.