Ministrado uma vez por todas, o Batismo não pode ser repetido (grifo nosso)… “O 'selo do Senhor' (dominicus character) é o selo com qual o Espírito Santo nos marcou 'para o dia da redenção' (Ef 4, 30). 'O Batismo é, efetivamente, o selo da vida eterna'.
os que imprimem permanentemente caráter e deixam uma marca indelével em quem o recebe, e que, por isso, só podem ser ministrados uma vez a cada crente, sendo eles o batismo, o crisma e a ordem; os que podem ser ministrados reiteradamente.
Na celebração do batismo, o padrinho e a madrinha se comprometem a acompanhar a criança em seu crescimento na vida cristã. ... E do padrinho e da madrinha exige o compromisso de ajudar o afilhado, com a palavra e com o exemplo, a viver sua vida cristã.
A tradição da Igreja, não da Igreja Metodista, mas da Igreja Cristã, reconhece 3 formas que representam o Batismo bíblico: Aspersão: a água é aspergida sobre o batizando; A efusão: a água é derramada sobre o batizando, utilizando-se as duas mãos como concha; A imersão: o batizando é imerso nas águas.
Padrinhos e madrinhas são pais e mães espirituais, e no batismo têm como obrigação auxiliar os pais da criança, na sua educação religiosa; na Crisma, o padrinho deve ajudar o crismando a amadurecer para a fé.
Padrinhos e madrinhas são considerados segundos pais e mães de uma criança e os responsáveis pela orientação, cuidados e criação desde a infância até a vida adulta. Apesar de a oficialização do “cargo” ser feita na igreja, durante o batizado, o apadrinhamento pode ir muito além de questões religiosas.