Ao contrário dos custos fixos, custos variáveis são aqueles que acompanham o ritmo de produção da empresa, sofrendo alterações conforme o tempo. O custo variável é aquele que vai mudar de acordo com o volume de vendas ou a prestação de serviços.
Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.
Realmente o custo fixo unitário é obtido da divisão entre o custo fixo total e a quantidade produzida. Uma característica importante sobre os custos fixos é que o custo unitário é decrescente, ou seja, à medida que o volume de produção aumenta, o custo unitário diminui.
Conceito de Custo Direto e Indireto, Fixos e Variáveis. ... Custos Fixos: são aqueles que ocorrem todos os meses independente da quantidade produzida. Custos Variáveis: são aqueles que ocorrem na proporção da quantidade produzida, ou seja, variam de acordo com o volume de produção.
Despesas ou Custos fixos são aqueles que não sofrem alteração de valor em caso de aumento ou diminuição da produção. Independem portanto, do nível de atividade, conhecidos também como custo de estrutura.
Custos Fixos e Custos variáveis: exemplo
É preciso apurar quanto as despesas fixas representam das vendas. Isso é feito assim: total anual de despesas fixas ÷ total anual de vendas x 100. Essa conta indica o percentual que as despesas fixas representam das vendas.
Primeiro calculamos o percentual do frete em relação ao total da nota. Ex: Frete 35,00, Total da Nota 450,00. Para chegar ao percentual basta multiplicar o valor do frete por 100 e dividir pelo total da nota. Agora calculamos o valor de custo de um item que custa 55,00 na nota e tem IPI de 10% e frete de 7,78%.
O calculo do rateio do frete deve ser feito através dessa fórmula:
Frete = (Comprimento do pacote x largura do pacote) x Altura do pacote / 6000