Família: Solanaceae Fitoterapia: Na medicina popular é utilizada como calmante e diurética. Na cultura dos índios guaranis, é utilizada em infusão das folhas e raízes no combate à dor de dente. É também utilizada para combater o amarelão nos animais.
Essa planta possui propriedade depurativa, anti-inflamatória e laxativa e, por isso, pode ser usada no alívio das cólicas intestinais, da prisão de ventre e tratamento da urticária, sarna e psoríase.
Significado de Fumo-bravo Arbusto cuja madeira produz carvão para pólvora. Também conhecido como: coerva-grossa, cavitinga, fruta-de-lobo, tabaco, genciana-da-terra, língua-de-vaca, tapirapecu.
São muito usados, para a limpeza de ambiente, servem como repelentes afastam os maus espíritos e atraem os guias de luz.
Pendure as folhas de tabaco em uma casa de secagem, como um celeiro. A temperatura do local deve estar entre 15ºC a 18ºC (mínima) e 32ºC a 35ºC (máxima), com um nível de umidade de 65% a 70%. Cure as folhas de tabaco por três semanas para obter uma boa qualidade; as brisas serão capazes de secar a umidade das folhas.
Coloque o monte de folhas diagonalmente no final de uma folha de tabaco que servirá para envolver. Puxe a extremidade da folha para cima, coloque-a em cima e em volta das folhas de preenchimento. Continue a envolver a folha de uma maneira diagonal até que todas estejam revestidas, criando a forma de charuto.
Plantando e transplantando o tabaco. Polvilhe sementes de tabaco sobre um substrato para germinação e regue um pouco. Coloque o substrato em um vaso de flores pequeno, de preferência com furos na parte inferior. Essas sementes devem ser cultivadas dentro de casa de 4 até 6 semanas.
Pendure as folhas pelos caules em um fio e deixe secar por três semanas. Prenda os caules das folhas de tabaco em um fio e coloque-as para secar. Deixe um espaço entre as folhas para que elas sequem bem. As folhas devem ficar lisas e poder se movimentar facilmente sem ficarem amassadas ou enrugadas.
Tabaco é um produto agrícola processado a partir das folhas de plantas do género Nicotiana. É consumido como uma droga recreativa sob a forma de cigarro, charuto, cachimbo, rapé, narguilé, charro ou fumo mascado.
CLASSIFICAÇÃO: O Tabaco em Folha Curado será classificado em grupos, subgrupos, classes, subclasses, tipos e subtipos, segundo o seu preparo, sua apresentação e arrumação, sua posição nas plantas, cor das folhas e sua qualidade, respectivamente.
“Para colher fumo úmido você deve utilizar uma roupa de algodão por baixo e por cima utilizar a vestimenta que protegerá você do contato direto com o orvalho, evitando assim também o contato com a nicotina”, explica.
O tabaco é uma planta cujas folhas, depois de secas, são usadas como fumo. ... Os fumantes inalam a fumaça da queima do tabaco, que também pode ser mascado ou cheirado em pó. O tabaco é uma planta de folhas grandes que, depois de seca, é usada como fumo.
Para a obtenção de safras cada vez melhores, os plantadores de fumo usam agrotóxicos em grande quantidade, causando danos à saúde dos agricultores e ao ecossistema. Os agrotóxicos podem permanecer no ambiente e, somados à monocultura do fumo, ocasionar empobrecimento do solo, além de contaminação de lençóis freáticos.
O município de Canguçu está repetindo o pódio de maior produtor de tabaco do Brasil. Com 23,6 mil toneladas produzidas por 5.
A China
Há três décadas, os 25 mil pés de tabaco ocupavam 1,5 hectare. Agora, são 150 mil pés em nove hectares.
Localizada no coração de Alagoas, Arapiraca, ganhou notoriedade nacional na década de 70 e 80, ostentando o título de capital brasileira do fumo.
Significado de Fumo Fumaça; as partículas que se desprendem dos corpos em combustão. ... O produto que se fabrica a partir do tabaco para ser fumado ou mascado; o cheiro que sai do cigarro em combustão.
Acredita-se que o tabaco seja uma planta originária dos Andes Bolivianos, onde já era utilizado por tribos indígenas. Foi justamente por meio das migrações indígenas que a planta chegou ao Brasil. O tabaco tinha caráter sagrado e era utilizado em rituais ou para fins medicinais.
No Brasil, no início do século XVI, os primeiros portugueses a desembarcarem no País já encontraram o cultivo de tabaco em quase todas as tribos indígenas.
O cigarro começou a ser fabricado a partir de 1840 e, quarenta anos depois, foi criada uma máquina capaz de enrolar um grande número de cigarros por minuto, propiciando a sua popularização.
A nicotina produz um pequeno aumento no batimento cardíaco, na pressão arterial, na freqüência respiratória e na atividade motora. Quando uma pessoa fuma um cigarro, a nicotina é imediatamente distribuída pelos tecidos. No sistema digestivo provoca queda da contração do estômago, dificultando a digestão.
Os medicamentos disponibilizados pelo Ministério da Saúde para o tratamento do tabagismo na rede do SUS são os seguintes: terapia de reposição de nicotina (adesivo transdérmico e goma de mascar) e o cloridrato de bupropiona.
Bem, o tabaco é rico em uma substância chamada nicotina, que estimula a produção de dopamina, um dos maiores mediadores químicos das células, que atua nos centros de prazer do cérebro. Sem a nicotina, o cérebro do dependente recebe menos dopamina. Para compensar, o organismo produz mais noradrenalina.
E, como se vê, os fumantes mais ativos não costumam apresentar o peso saudável. Um fato menos conhecido é que, embora o cigarro aumente o metabolismo, fumantes que consomem mais de 25 cigarros por dia têm mais tendência ao sobrepeso ou à obesidade do que aqueles que fumam menos.