EQST

Para Que Serve O FPGA?

Para que serve o FPGA?

FPGA, ou Field Programmable Gate Array (Matriz de Portas Programáveis em Campo), é um dispositivo programável em nível de portas lógicas que serve para a implementação de circuitos digitais. ... São circuitos responsáveis pelo interfaceamento entre os blocos internos da FPGA e os seus pinos externos.

O que é o FPGA?

FPGA ou field-programmable gate array (ou ainda matriz de portas programáveis) é um dispositivo lógico programável que suporta a implementação de circuitos digitais.

O que vem a ser FPGAs e PSoCs?

Mais concretamente é abordado o projeto de plataformas computacionais especializadas ou reconfiguráveis para sistemas embutidos baseados em FPGAs/SoCs programáveis (PSoCs), desde a especificação, construção e especialização da plataforma de hardware, até à execução de software.

Para que serve o VHDL?

VHDL ou (Very High Speed Integrated Circuits) Hardware Description Language é uma linguagem utilizada para descrever hardware. Ela foi concebida pelo departamento de defesa dos Estados Unidos (DARPA) na década de 80 para a documentação dos circuitos vendidos às forças áreas americanas.

Quais são os elementos básicos das FPGAs?

Os FPGAs não possuem planos OR ou AND, consistem em um grande arranjo de células configuráveis que podem ser utilizadas para a implementação de funções lógicas. Basicamente é constituída por blocos lógicos, blocos de entrada e saída, e chaves de interconexão.

O que significa a sigla ASIC?

Application Specific Integrated Circuits (ASICs), ou seja, circuitos integrados de aplicação especifica (CIAEs), são circuitos orientados para implementação de tarefas específicas em domínios bem definidos, estão em contraste com os circuitos de aplicação geral, por exemplo, um chip projetado somente para rodar um ...

O que é o VHDL?

VHDL é uma linguagem de descrição de hardware usada para descrever o comportamento e estrutura de um sistema digital. A abreviatura VHDL significa VHSIC Hardware Description Language sendo que VHSIC significa Very High Speed Integrated Circuit.

Quais partes compõem um FPGA?

O fluxo tradicional de projeto de circuitos para FPGA pode ser dividido em quatro fases distintas: especificação, verificação, implementação e debug de sistema.

Como funciona uma placa Spartan 3e?

Quando a chave é pressionada gera-se um nível “1” no pino correspondente da FPGA. A chave BTN3 geralmente é utilizada para o sinal de “Reset” do sistema. Existem 8 LEDs disponíveis na placa e cada um deles está conectado aos seguintes pinos: Para acender o LED basta colocar um nível lógico “1” na entrada do mesmo.

Quais são as etapas do projeto de um sistema digital usando um FPGA?

Esse processo envolve as seguintes etapas:
  • (1) Especificação e entrada do projeto.
  • (2) Síntese e mapeamento da tecnologia.
  • (3) Posicionamento e roteamento.
  • (4) Verificação e teste.
  • (5) Programação do FPGA.
3 de ago. de 2011

O que são os componentes denominados ASICS?

ASIC é muitas vezes denominado sistema em um chip (System-on-a-chip). ... Os componentes (modelos) de um circuito integrado para aplicação especifica são subdivididos em totalmente personalizado e semipersonalizado, sendo que o semipersonalizado também é subdividido em Matrizes de portas e Célula Padrão.

Quem é dono da ASICS?

ASICS é uma empresa de artigos desportivos fundada em 1949 por Kihachiro Onitsuka em Kobe, Japão.

Quais são os componentes internos básicos de um FPGA?

Um FPGA basicamente é constituído por blocos lógicos, blocos de entrada e saída, e chaves de interconexão. Os blocos lógicos formam uma matriz bidimensional, e as chaves de interconexão são organizadas como canais de roteamento horizontal e vertical entre as linhas e colunas dos blocos lógicos.

O que é Spartan 3E?

Spartan 3E FPGA No caso da Papilio One em questão, é uma FPGA com 250 mil portas lógicas, num equivalente a 5.508 elementos lógicos, o que é a “memória lógica” da FPGA, ou seja, determina o seu limite para incorporação de circuitos lógicos internos.

O que se grava em um FPGA?

Os FPGAs não possuem planos OR ou AND, consistem em um grande arranjo de células configuráveis que podem ser utilizadas para a implementação de funções lógicas. Basicamente é constituída por blocos lógicos, blocos de entrada e saída, e chaves de interconexão.