A HPLC é utilizada em análises de compostos não voláteis ou instáveis termicamente onde a cromatografia a gás não pode ser utilizada. Nas análises clínicas é utilizada na detecção de metabólitos, proteínas, peptídeos, aminoácidos etc.
PORQUE HPLC? O termo genérico “hemoglobina glicada” refere-se a um conjunto de substâncias formadas com base em reações entre a hemoglobina A (HbA) e alguns açúcares. O termo “hemoglobina glicosilada” tem sido erroneamente utilizado como sinônimo de hemoglobina glicada.
O teste de glicemia detecta a hipo e a hiperglicemia, ou seja, quando há pouco ou muito açúcar em circulação. O segundo quadro denuncia o diabetes mesmo quando não há sintomas da doença. Já a hemoglobina glicada também dosa a glicose, mas por meio da análise de uma porção do sangue que se liga a ela: a tal hemoglobina.
Veja alguns dos sintomas que uma pessoa com uma glicemia alta — superior a 200 mg/dL pode apresentar:
A insulina pode ser administrada usando uma seringa ou uma caneta de insulina. Também pode ser administrada através de uma bomba de insulina. Como tomar sua insulina é uma decisão melhor tomada em conjunto com seu médico. Mas, basta dizer que tomar insulina é uma maneira extremamente eficaz de reduzir seu A1C.
Quando o resultado está de 4,5 a 5,6%, significa que os níveis de hemoglobina glicada estão normais, o que é o ideal.
Saiba como preparar os 7 chás medicinais que ajudam a controlar a glicemia no sangue:
Por outro lado, existem condições que elevam falsamente a HbA1c podendo sugerir piora do controle glicêmico sem que isto tenha de fato ocorrido. Doenças que aumentam a vida das hemácias podem ser causas desse quadro, tais como anemia por deficiência de ferro, ácido fólico ou B12.
Como tratar a anemia com suco de cenoura, laranja e beterraba: estes três ingredientes são realmente bons para aumentar os níveis de hemoglobina, e por fim tratar a anemia. Só tem que colocar no liquidificador duas beterrabas e duas cenouras sem casca e cortadas em rodelas finas e o suco de duas laranjas.
Diagnóstico. O diagnóstico de anemia é feito quando os valores da hemoglobina e do hematócrito estão abaixo dos seguintes valores de referência: Hematócrito normal: 41% a 54% nos homens ou 35% a 47% nas mulheres. Hemoglobina normal: 13 a 17 g/dL nos homens ou 12 a 16 g/dL nas mulheres.
Diagnóstico de anemia: Caracterizada por hemoglobina < 13,5 g/dL e/ou hematócrito < 41 % em homens, e hemoglobina < 12,0 g/dL e/ou hematócrito < 36% em mulheres. Volume Corpuscular Médio (VCM): Considera-se normal de 80-100 fL.
O tratamento para a hemoglobina na urina depende da causa e deve ser orientada por um urologista. Durante o tratamento pode ser necessário o uso de remédios como antibióticos ou antianêmicos ou a aplicação de sonda vesical.
Quando o muco vem com a urina mas é muito abundante, tem cor ou é espesso, é possível que seja um sinal de infecção urinária. Esta pode ser uma uretrite, quando a infecção é na uretra, cistite, quando a infecção é na bexiga, ou pielonefrite quando é nos rins.
A produção do muco é um processo natural do organismo, que o usa para se proteger, mas alguns problemas causam seu aumento irritando a garganta. As principais causas do pigarro são o tabagismo e a gripe. Segundo especialistas, o tabaco causa alterações na superfície das vias aéreas que conduzem o ar até os pulmões.
O corrimento vaginal branco é comum e natural. Normalmente não é sinal de doença ou de problemas, mas alterações em sua cor, odor e textura podem ser indicativos de infecções bacterianas, fúngicas, outros problemas de saúde ou gravidez.
Como é feito o tratamento. O tratamento para uremia é feito através da hemodiálise, que tem a capacidade de filtrar o sangue semelhante a um rim normal. Os pacientes com insuficiência renal, geralmente, necessitam de 3 sessões de hemodiálise por semana.