Já o ácido muriático, que é um tipo de ácido clorídrico, só deve ser usado para limpar pisos e remover restos de cimento, não para fazer a higienização rotineira de casa. E, quando manuseado, devem-se usar luvas e botas de borracha especiais. O ideal, portanto, é substituí-lo por água sanitária, vinagre ou detergente.
Usado como produto para limpeza: também comercializado como ácido muriático, o ácido clorídrico é usado para limpezas de áreas pós-construção civil, domésticas, e químicas de ferramentas e maquinário.
A principal aplicação do ácido nítrico é na produção de fertilizantes. Entre os sais do ácido nítrico estão incluídos importantes compostos como o nitrato de potássio (nitro ou salitre empregado na fabricação de pólvora) e o nitrato de amônio como fertilizante.
Perigos mais importantes: corrosivo, altamente tóxico por ingestão e muito Tóxico por inalação. queimaduras à pele, aos olhos, ao sistema respiratório e trato digestivo. Exposições prolongadas ou repetidas, a concentrações acima do limite de exposição, podem causar descoloração dos dentes.
O ácido clorídrico é uma solução aquosa do gás cloreto de hidrogênio. Ele é muito utilizado em limpezas domésticas (ácido muriático), além de ser o principal componente do suco gástrico.
Na indústria, esse ácido é usado para fabricar vidro, na tinturaria, na fabricação de fosfatos e superfosfatos usados como fertilizantes, nas indústrias alimentícias e farmacêuticas. ... A maioria dos refrigerantes no Brasil possui alto teor de ácido fosfórico, ficando com um pH > 3.
A sua função é atuar sobre o quimo, proporcionando a digestão gástrica dos alimentos, principalmente das proteínas. O HCl presente no suco ajuda a destruir as bactérias presentes nos alimentos.
IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS A INALAÇÃO DESTE COMPOSTO É CORROSIVA PARA O TRATO RESPIRATÓRIO E PODE CAUSAR NECROSE DO EPITÉLIO BRONQUIAL. É IRRITANTE PARA OS OLHOS, MEMBRANAS DE MUCOSAS, SUPERIOR E PELE. PODE SER FATAL SE INGERIDO. CAUSA SEVERAS QUEIMADURAS NA PELE.
A reação de neutralização mais conhecida é a do ácido clorídrico (HCl) com o hidróxido de sódio (NaOH), resultando em cloreto de sódio (NaCl) e água (H2O). Nessa reação, todo íon hidrogênio (H+) do ácido reagiu com todo íon hidroxila (OH-) da base. Quando isso acontece, a reação é de neutralização total.
Como resolver o problema? - Coma refeições menores e mais frequentes (desde que 2 horas a parte) para que seu estômago não continue sendo sobrecarregado e consiga vencer a crise; - Verifique seus níveis de Zinco e vitamina B6, tendo em vista que são necessários para a produção de acido clorídrico; - Tome água com limão ...
O tratamento é recomendado pelo médico de acordo com a causa da hipocloridria, podendo ser indicado o uso de antibióticos, no caso de ser causada pela H. pylori, ou uso de suplementos de HCl juntamente com a enzima pepsina, pois dessa forma é possível aumentar a acidez do estômago.
O arroto, quando não ocorre em 5 minutos, indica acidez estomacal muito baixa! O objetivo do teste envolvendo o bicarbonato de sódio e o ácido clorídrico é criar uma reação química dentro do estômago, que, com a produção do gás dióxido de carbono, provoca o arroto.
Isso ocorre porque, em situações de tensão, o sistema nervoso é acionado e estimula a produção de ácido clorídrico no estômago. Assim, o suco gástrico fica mais ácido e a agressão é maior. O suco gástrico é formado basicamente por água, ácido clorídrico e enzimas digestivas.
Dicas simples para tratar o refluxo
Se o esfíncter não fechar bem, tudo o que a pessoa comeu, bebeu e até mesmo o suco gástrico usado na digestão pode vazar de volta para o esôfago. Isso é chamado de refluxo gastroesofágico.
5 alimentos antirrefluxo Dê preferência às menos ácidas, como banana, maçã e mamão. Leguminosas: grão-de-bico, feijão e ervilha têm poucas calorias e muita fibra. Se causarem desconforto, fale com o nutricionista. Verduras: melhoram a digestão, equilibram a acidez e incentivam a proliferação de bactérias boas.
A polpa e casca tem uma acidez elevada que pode ser minimizada com:
Coloque no cardápio
Alimentos que deve consumir: - Vegetais em geral (folhosos, hortaliças, legumes bem cozidos, frutas não muito ácidas); - Arroz, pão torrado, biscoito e macarrão integrais; - Caldo de leguminosas (feijão);
Alimentos umami, como carnes magras, cenoura e batata, estão entre as opções! Veja uma sugestão de cardápio completo para quem sofre desse problema.
Rico em água, sais minerais, fibras e vitaminas, ele não só alivia os sintomas da gastrite como ajuda a manter a doença sob controle. O ideal é preparar o chuchu cozido, com pouco tempero. Outras opções de legumes são abóbora, abobrinha, cenoura, mandioca e batata.