O açafrão é uma planta medicinal que tem forte ação anti-inflamatória e antioxidante, possuindo vários benefícios para a saúde, como aliviar os sintomas de TPM, ajudar no controle da diabetes, promover o emagrecimento e prevenir doenças cardiovasculares, por exemplo.
Além disso, uma análise de seis estudos mostrou que tomar açafrão melhorou significativamente a função erétil, a libido e a satisfação geral, mas não as características do sêmen. Já em mulheres com baixo desejo sexual devido ao uso de antidepressivos, 30 mg de açafrão por dia durante quatro semanas reduziram a dor relacionada ao sexo e aumentaram o desejo sexual e a lubrificação, em comparação com um placebo.
Alguns estudos feitos [5,6,7] em laboratório com células de câncer de pele, intestino, mama, colo do útero, próstata e pulmão mostram que as substâncias antioxidantes presentes no açafrão podem ajudar a diminuir a proliferação ou promover a morte de células desses tipos de câncer.
Os processos inflamatórios ocorrem em todo o corpo e muitos deles podem ter seus sintomas aliviados com o uso de açafrão, seja ingerindo ou aplicando na pele, na região afetada, pois atua como anti-inflamatório.
O açafrão vermelho é colhido da planta de açafrão que é cultivada principalmente entre a região do Mediterrâneo e a Índia. É considerada a especiaria mais cara do mundo. Com um sabor doce único, o açafrão vermelho é usado principalmente na culinária, embora seja bem conhecido por seus fins medicinais. Também é utilizado por sua cor em tintas e tintas e por seu aroma em perfumes.
Na Índia, está presente no preparo de alguns doces, manteiga e vários pratos a base de arroz, podendo ser combinado a outras especiarias como cardamomo, canela, anis-estrelado, cravo ou noz-moscada.
Graduada em Medicina pela Universidade Central da Venezuela (2020). Membro titular da Sociedade Científica dos Estudantes de Medicina de sua casa de estudos (2017-2020), e secretária geral da Comissão Permanente de Atenção Integral à Saúde da referida Sociedade (2017-2018).
O açafrão é rico em antioxidantes, que ajudam a neutralizar os radicais livres, cujos danos têm sido associados a doenças crônicas, como o câncer. Em estudos de tubo de ensaio, o açafrão e seus compostos demonstraram matar seletivamente as células do câncer de cólon ou suprimir seu crescimento, deixando as células normais ilesas.
O açafrão-da-terra pode ser benéfico para isso, mas é fundamental identificar a causa dela. A depender do que seja, o manejo é diferente, e o caso deve ser acompanhado por nutricionista para ser feito da melhor forma possível.
Em pequenas doses, o açafrão tem sabor e aroma sutis e combina bem com pratos saborosos, como paella, risotos e arroz. A melhor maneira de extrair seu sabor único é mergulhar os fios em água quente - mas não fervente. Ele pode ser encontrado na maioria dos mercados especializados e pode ser comprado em fios ou em pó. Melhor optar pelos fios, pois oferecem mais versatilidade e são menos propensos a serem adulterados. Embora o açafrão seja o tempero mais caro do mundo, uma pequena quantidade ajuda muito e você geralmente não vai precisar de mais do que uma pitada nas receitas. Na verdade, usar muito açafrão pode dar às suas receitas um sabor medicinal. Além disso, o açafrão está disponível em forma de suplemento.
Assim como outras especiarias, o açafrão é conhecido por ser afrodisíaco. Tradicionalmente, muçulmanos, fenícios e chineses usam o açafrão como estimulante sexual. Estudos avaliaram as atividades afrodisíacas do açafrão e mostraram que ele pode ser eficaz no combate de certos distúrbios sexuais induzidos pelo uso de fluoxetina em mulheres.
Estudos demonstraram que o açafrão pode ter propriedades estimulantes sexuais - especialmente em pessoas que tomam antidepressivos. Por exemplo, tomar 30 mg de açafrão por dia durante quatro semanas melhorou significativamente a função erétil em relação a um placebo em homens com disfunção erétil relacionada a antidepressivos.
Seu efeito antioxidante também faz parte desse processo, pois as células, quando estão sadias, fazem o organismo trabalhar melhor e o emagrecimento torna-se uma consequência.
A toxicidade leve com o açafrão causa tontura, náusea, vômito e diarreia, enquanto a mais grave pode causar dormência, formigamento nas mãos e pés, pele e olhos amarelados devido à precipitação de pigmentos amarelos na pele e na conjuntiva.
Além desses, é possível encontrar no açafrão outros compostos importantes que também lhe conferem propriedades funcionais, como antocianinas, flavonoides, zeaxantina e licopenos.
Coloque uma xícara de água para ferver e desligue assim que levantar fervura. Adicione 1 colher de café de açafrão e deixe em infusão por alguns minutos. Depois pode coar e beber. De acordo com o problema que deseja tratar, o ideal é que o médico faça a recomendação da quantidade adequada por dia. De modo geral, beba uma xícara.
De acordo com pesquisas, o açafrão pode ajudar a reduzir o apetite. Em um estudo de oito semanas, as mulheres que tomaram suplementos de açafrão se sentiram significativamente mais saciadas, comeram com menos frequência e perderam significativamente mais peso do que as mulheres no grupo de placebo.
Estudos em animais e em tubos de ensaio indicam que as propriedades antioxidantes do açafrão podem reduzir o colesterol no sangue e evitar o entupimento de vasos sanguíneos e artérias.
Além disso, um outro estudo [4] mostrou que o suplemento de açafrão também pode ajudar a diminuir o índice de massa corporal (IMC), a circunferência da cintura e a massa gorda total.
No Dicas trabalhamos arduamente para lhe trazer as melhores dicas. O nosso compromisso é o de lhe facilitar ao máximo o seu dia-a-dia com pequenos truques e conselhos que a irão ajudar em algumas tarefas caseiras e não só.
Deve-se colocar em água morna ou leite morno e deixar descansar por pelo menos meia hora, pois só assim ele vai liberar sua coloração, sabor e propriedades. Depois coloca-se o líquido na comida.
Em cada 100 gramas – o que é uma enorme quantidade – encontram-se 65 gramas de carboidratos, 148 miligramas de sódio, 1.724 miligramas de potássio, 80,8 miligramas de vitamina C, 11,1 miligramas de ferro e 264 miligramas de magnésio.