Por suas qualidades, ela é uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil, podendo ornamentar calçadas, avenidas, praças, parques e jardins em geral. ... Apesar de preferir esses cuidados, a quaresmeira é uma árvore pioneira, rústica e simples de cultivar, vegetando mesmo em solos pobres.
Quaresmeira para os íntimos, Tibouchina granulosa para o botânicos como nome científico. O apelido da planta tipicamente brasileira vem do fato de florescer no período de quaresma. Faz parte da família das Melastomataceae e é muito usada em arborismo em ruas e parques.
Nome Científico: Tibouchina granulosa (Melastomataceae). Características: A Quaresmeira é uma espécie arbórea com altura de 8-12 m e 30-40 cm de diâmetro, com ronco revestido por casca pouco escamosa. As folhas são opostas cruzadas, lanceoladas ou elípticas, rijas e com indumento escabro nas duas faces.
Como a raiz da Quaresmeira é profunda, pode perfeitamente ser plantada em calçadas e perto de sistemas de água e esgoto espaçadas. Por isso e por sua característica ornamental – até mesmo quando sem flores – trata-se de uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil.
Essa planta lida bem com a poda. Quando adulta, chega a cerca de 90 cm de altura. Faça a poda uma vez por ano após a floração para mantê-la saudável e na altura desejada. Durante o resto da estação, faça alguns cortes de poda conforme o necessário para manter o arbusto bem cuidado e atraente.
Para a realização da poda é preciso ter autorização da Secretaria de Meio Ambiente de Bagé, para que os funcionários verifiquem se a poda é mesmo necessária. Uma poda inadequada pode me deixar muito feia e dodói, porque um galho mal cortado não cicatriza, ocasionando uma ferida exposta.
Qual é a época de podar ipê, pitangueira e manacá-de-cheiro? Angela, nenhuma dessas árvores deve receber poda regular, apenas para eliminação de galhos mortos ou mal formados, o que pode ser feito em qualquer época do ano.
Um ipê leva, em média, quatro anos para começar a dar as primeiras flores. Ainda vai levar um bom tempo para que todas as árvores plantadas floresçam, mas o produtor já tem uma ideia de como deve ficar a fazenda no futuro.
Os ipês amarelos florescem em julho ou agosto. Antes de florir, as folhas cairão. Poda: A poda de seleção é um processo muito importante para definirmos o caminho que a planta vai tomar. O ipê é uma planta caducifólia e derruba naturalmente todas as folhas no inverno.
Para garantir o crescimento da muda, é recomendável que se faça uma adubação na cova antes do plantio, utilizando-se 150 gramas de calcário, 200 gramas de superfosfato simples e adubo orgânico (esterco) bem curtido.
PODA – é necessário fazer podas no inverno. Faça de limpeza para evitar nós entre os galhos e o surgimento de brotos no tronco, cujo desenvolvimento concorre com o crescimento da planta. Aplicação de podas de condução é boa para manter a árvore com porte menor.
- O corte de ipês amarelos, árvores protegidas por lei, sem prévia autorização do Poder Público, configura crime definido no art. 45 da Lei 9.
araucária
Agir sem a autorização pode ser considerado crime passível de multa e até detenção. A punição pode variar de acordo com o tipo de árvore. ... A equipe da Secretaria irá até o local para verificar se o corte é justificável e, em caso positivo, emitirá a permissão para corte de árvore isolada.
As pessoas ou empresas interessadas na realização de podas ou corte de árvores ou plantas devem solicitar autorização oficial à prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), que encaminhará técnicos para realização de vistoria e definir qual é o melhor procedimento a ser adotado.
As árvores caídas em áreas públicas, como ruas e praças, são de responsabilidade exclusiva dos órgãos municipais”, orienta o diretor. Também é possível acionar a Defesa Civil do município e o Corpo de Bombeiros, caso a árvore esteja causando riscos.