A clorexidina é um remédio com ação antimicrobiana, que evita a proliferação de bactérias na pele e nas mucosas. É muito utilizado como antisséptico na desinfecção das mãos e da pele para cirurgias ou na prevenção de infecções de feridas na pele.
Em 1979, a clorexidina foi considerada pelo “World Health Organization” (WHO), órgão máximo de saúde internacional filiado à ONU, como substância essencial e passou a ser um produto de escolha.
Em casos de eventos adversos, notifique ao Sistema de Notificações em Vigilância Sanitária – NOTIVISA, disponível em www.anvisa.gov.br/horsite/notivisa, ou para a Vigilância Sanitária Estadual ou Municipal.
Para usar a clorexidina degermante, deve-se colocar o produto, espalhando suavemente sobre a pele das mãos e antebraços, massageando por 3 minutos e enxaguar com água em seguida.
Dois animais (11,1%) do grupo 1 apresentaram crescimento bacteriano; um animal (5,5%) do grupo 2 apresentou crescimento bacteriano; dois animais (18%) do grupo 3 apresentaram crescimento bacteriano.
A clorexidina solução deve ser usada sobre a pele com ferida, espalhando uma quantidade suficiente na área afetada, de 3 a 4 vezes por dia. Pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos, conforme orientado pelo médico. Veja como fazer curativo de feridas.
Reação alérgica: prurido, urticária, inchaço no rosto ou nas mãos, inchaço ou formigamento na boca ou garganta, aperto no peito, dificuldade para respirar.
Foram utilizados 47 animais submetidos a diversos procedimentos cirúrgicos na qual existia a indicação da técnica de anestesia peridural, e foram divididos em três grupos. Para coleta de material foram coletados “swabs” da região lombossacral, que foi previamente tricotomizada.
A clorexidina pode ser encontrada em farmácias, drogarias ou lojas de produtos hospitalares, em diversas formulações e diluições, na forma de solução aquosa ou alcoólica, spray e também como clorexidina degermante ou enxaguante bucal. Só deve ser usada com indicação médica.
Navegadores antigos possuem sérios problemas de segurança e não implementam diversos recursos modernos necessários para que você tenha uma experiência incrível em nossa loja.
Além disso, o enxaguante bucal de clorexidina, pode causar irritação na boca, manchas na superfície dos dentes, deixar um gosto metálico na boca, sensação de queimação, perda de paladar, descamação da mucosa e reações alérgicas. Por este motivo, o uso prolongado deve ser evitado, devendo-se seguir as recomendações do dentista.
Para utilizar la clorhexidina desinfectante, se debe aplicar el producto y distribuyendo suavemente sobre la piel de las manos y antebrazos, masajeando por 3 minutos, y enjuagar con agua a continuación.
Nova erupção ou agravamento da pele, vermelhidão, ardor, prurido ou inchaço no local da aplicação.
Em caso de intoxicação ligue pra 0800 722 6001, se você precisar de mais orientações.
Aunque sea bien tolerada, la clorhexidina puede causar efectos secundarios como formación de ampollas o descamación de la piel, enrojecimiento, sensación de ardor intenso, comezón o hinchazón en la zona de la aplicación.
Para usar a clorexidina degermante, deve-se colocar o produto, espalhando suavemente sobre a pele das mãos e antebraços, massageando por 3 minutos e enxaguar com água em seguida.
Consulta Remédios, através da sua plataforma própria, é a agência autorizada das seguintes farmácias e drogarias, devidamente autorizadas pela Anvisa e órgãos competentes, à saber: 65.837.916/0031-61, 08.011.373/0001-70, para visualizar todas as farmácias, clique aqui.
A clorexidina solução pode ser encontrada com os nomes comerciais Merthiolate, Asseptcare ou Kuramed sept, por exemplo, contendo 10 mg de digluconato de clorexidina para cada mL da solução.
Pressione 2 a 3 vezes, ou conforme a extensão do ferimento. Aplicar o produto de 3 a 4 vezes ao dia. Se necessário, pode-se cobrir a área afetada com gaze ou outros curativos.
Analisando os resultados, pode-se concluir que o digliconato de clorexidina a 0,5% foi eficaz para assepsia cutânea para realização da anestesia peridural, tanto pela ação química quanto associada à atividade mecânica com gaze, tendo sido comparada com a técnica de assepsia do álcool-iodo-álcool. (1)
Pese a que es poco usual, la clorhexidina también puede causar reacciones alérgicas graves que requieren de atención médica inmediata. Por esta razón, se debe interrumpir el tratamiento y acudir al centro de emergencias más cercano al presentar síntomas como dificultad para respirar o respiración acelerada, sudoración fría, mareos severos, sensación de garganta cerrada, hinchazón de la boca, lengua o rostro, o comezón intensa.