As válvulas atrioventriculares estão localizadas entre os átrios e os ventrículos, são pregas do endocárdio com uma estrutura interna de tecido conjuntivo fibroso. ... A válvula atrioventricular direita apresenta apenas duas pregas ou cúspides, por este motivo é denominada válvula bicúspide ou mitral.
A base é formada principalmente pelo átrio esquerdo, enquanto o ápice é formado principalmente pelo ventrículo esquerdo e encontra-se no nível do 5° espaço intercostal esquerdo. O coração é formado por quatro câmaras, 2 átrios (câmaras superiores) e 2 ventrículos (câmaras inferiores).
As válvulas cardíacas regulam o fluxo sanguíneo através das quatro câmaras do coração – duas câmaras circulares pequenas superiores (átrios) e duas câmaras maiores em formato de cone inferiores (ventrículos). Cada ventrículo tem uma válvula de entrada e outra de saída.
Em casos simples é possível tratar insuficiências ou estreitamento das valvas cardíacas apenas com medicamentos que aliviem os sintomas, como diuréticos, antiarrítmicos e vasodilatadores. Em outros casos, pode ser necessária intervenção cirúrgica, que envolve desde a plástica da valva original até a troca completa.