Em 1501, a Ópera do Duomo de Florença encomendou oficialmente o projeto a Michelangelo, provocando tamanho interesse que o gênio se isolou para realizar a escultura. Michelangelo esculpiu o David entre setembro de 1501 e maio de 1504, tendo como resultado este ícone do Renascimento com dimensões e proporções enormes.
Toda a anatomia do Davi exprime tensão, apreensão, mas também ousadia e desafio. As veias estão dilatadas, a testa franzida e o olhar é feroz e ao mesmo tempo cauteloso. Também aqui há uma dimensão psicológica intensa, assim como em todas as obras de Michelangelo.
As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
Davi de Michelangelo é bem mais a altura normal de um ser humano normal, em oposição à estátua em tamanho real de David de Bernini. Eu diria que a primeira coisa que você percebe quando você vê esta estátua é o fato de que ele está sem roupa.
Eram politeístas, pois acreditavam na existência de vários deuses. Acreditavam na comunicação constante entre os deuses e os humanos. Havia também a crença de que os deuses podiam entrar no corpo das pessoas. Realizavam sacrifícios humanos como forma de acalmar e agradecer os deuses.
A religião asteca assumia um caráter politeísta, onde animais e elementos da natureza eram predominantes. Muitos dos deuses eram animas que representavam algum elemento da natureza. O Colibri Azul, por exemplo, era um deus que representava o sol do meio-dia.