Para quem se interessa pela área da Saúde e quer fazer o curso de Fisioterapia, uma boa opção é ser um especialista em Fisioterapia do Trabalho, uma das principais áreas dessa profissão. Esse ramo de atuação tem a função de solucionar vários problemas que causam baixo rendimento nos colaboradores. Com uma boa capacitação, você ficará habilitado para promover a saúde e a melhoria da qualidade de vida do trabalhador.
Essa especialização em fisioterapia surgiu da necessidade do acompanhamento profissional específico da saúde do trabalhador durante o início do processo de industrialização brasileiro, no final do século XIX. Mas foi somente no final da década de 90 que foram estabelecidas as normas da profissão, com a criação da Associação Brasileira de Fisioterapia do Trabalho (Abrafit).
Dentro de uma empresa o fisioterapeuta tem muitas atribuições, sendo caracterizadas pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, conforme a resolução 259, de 18 de dezembro de 2003, como atribuições do fisioterapeuta do trabalho:
Se você pretende seguir na área da Fisioterapia do Trabalho, saiba que esse campo está muito em alta, já que a saúde dos colaboradores tem se tornado uma grande preocupação das organizações. Os profissionais podem atuar em qualquer companhia que priorize o cuidado com a saúde do funcionário.
Se você chegou até aqui, deve estar curioso para saber quanto ganha um fisioterapeuta do trabalho, certo? Afinal, ficar por dentro dessa informação é essencial para quem está em busca de estabilidade financeira.
Além disso, em muitas situações, esse trabalho é terceirizado, ou seja, o fisioterapeuta não é um funcionário da instituição a que presta o atendimento. Mas você sabe o que faz esse profissional em seu dia a dia de trabalho? Conheça, abaixo, algumas funções desempenhadas por ele!
Membros superiores: Sentado ou em pé entrelaçar os dedos e elevar os braços como se fosse espreguiçar. Após com a mão esquerda na frente da direita fazer pressão alongando a musculatura flexora e após extensora de punho bilateral. Ainda nesta posição colocar os membros superiores para trás entrelaçar os dedos e alongar. Sentado ou em pé, eleva e deprime os ombros. Após em pé, fazer rotação externa com movimento circular de ombro bilateral, em seguida rotação interna.
Mesmo prevenindo algumas doenças, os problemas laborais são comuns de acontecer. Uma das funções desempenhadas pelo fisioterapeuta do trabalho é realizar atividades específicas em colaboradores que apresentam problemas esqueléticos ou musculares.
Como você pôde notar, esses especialistas atuam na reabilitação dos problemas de saúde mais comuns no cotidiano das empresas. Portanto, a Fisioterapia do Trabalho é um campo com grande potencial de expansão, já que esse profissional é capacitado — e responsável — por tornar um ambiente de trabalho cada vez mais saudável, seguro, produtivo e competitivo.
Vale destacar que a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar no ambiente de trabalho são fatores essenciais à produtividade. Buscar formas de proteger a saúde do trabalhador influencia todas áreas de atuação na empresa e engloba todos os cargos, independentemente de hierarquia.
Nessa perspectiva, o principal papel de quem atua nesse campo profissional é o tratamento e a prevenção de lesões no ambiente laboral. A ideia central é oferecer mais qualidade de vida e proteger a saúde e o bem-estar dos funcionários.
Isso torna possível o desenvolvimento de estratégias para prevenção de acidentes e de lesões. Igualmente importante é estabelecer ações que envolvam a prática de exercícios laborais, princípios de reeducação postural e a observância dos métodos ergonômicos.
De modo geral, o profissional recebe cerca de R$ 3.234,52* e o teto chega a um valor de R$ 6.313,27* para uma jornada de trabalho de 44 horas semanais. Contudo, a remuneração pode variar de acordo com a cidade em que ele atua. Veja: ?
O fisioterapeuta pode trabalhar em qualquer corporação que priorize o cuidado com a saúde dos funcionários. De maneira geral, ele atende os pacientes de uma a duas vezes por semana, mas existem companhias que reduzem a frequência.
VI – Analisar e qualificar as demandas observadas através de estudos ergonômicos aplicados, para assegurar a melhor interação entre o trabalhador e a sua atividade, considerando a capacidade humana e suas limitações, fundamentado na observação das condições biomecânicas, fisiológicas e cinesiológicas funcionais,
No início da industrialização, em 1879, no Brasil, em decorrência do aumento de acidentes de trabalho surge o prático em fisioterapia para dar assistência na recuperação de acidentados do trabalho.
Se você quer saber o que precisa para ser fisioterapeuta do trabalho, saiba que o caminho deve ser feito com bastante empenho. Tudo começa com a pesquisa sobre o curso superior para entender como é o perfil dos estudantes da faculdade de Fisioterapia.
Segundo Duarte e Maia (2016) o papel do fisioterapeuta do trabalho é analisar as atividades exercidas pelo trabalhador e se há relação com a patologia estabelecendo o nexo causal e avaliando o grau de capacidade, incapacidade funcional e laboral, apresentar o diagnóstico, prognóstico e as possíveis prevenções para cada ...
As principais atividades de um fisioterapeuta dermatofuncional estão ligadas à reabilitação de pacientes com mastectomia, queimados e cicatrizes pós-traumáticas, bem como no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas. Ele também pode investir seu trabalho na realização de procedimentos estéticos não invasivos.