Saliência arredondada de uma estrutura orgânica (em regra, de um osso).
A tíbia e a fíbula (perônio) formam a estrutura óssea da perna, sendo a tíbia o maior e mais importante osso na perna. A tíbia é anatomicamente dividida em três segmentos: Proximal (perto do joelho), Diáfise (meio da perna) e Distal (perto do tornozelo).
Anteriormente nomeada de perônio, situa-se póstero-lateralmente à tíbia e serve principalmente para descarga de peso. A fíbula articula-se com dois ossos: tíbia e tálus. Articula-se com a tíbia proximalmente e distalmente e com o tálus distalmente.
Em relação à patela, a tíbia tem posição distal.
A patela é um osso tipo sesamóide (que fica no meio de um conjunto tendinoso), com formato triangular, e localizado na frente do joelho.
Exceto pelo fêmur, a tíbia é o maior osso no corpo que suporta peso. Está localizada no lado ântero-medial da perna. Apresenta duas epífises e uma diáfise. Articula-se proximalmente com o fêmur e a fíbula e distalmente com o tálus e a fíbula.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas grandes partes: o esqueleto axial e o apendicular (esse último formado pelos membros). Os membros inferiores, tradicionalmente chamados de pernas, apresentam como funções básicas a locomoção e a sustentação do peso do corpo.