Na pilha TCP/IP, o TCP é o principal protocolo da camada de transporte, enquanto que o IP é o responsável pela camada de redes. Um exemplo típico da relação entre esses protocolos é a comunicação entre duas pessoas.
O modelo TCP/IP quando comparado com o modelo OSI, tem duas camadas que se formam a partir da fusão de algumas camadas do modelo OSI, elas são: as camadas de Aplicação (Aplicação, Apresentação e Sessão) e Acesso à Rede (Ligação de dados e Física).
Apesar disso, atualmente é o modelo TCP/IP que tem sido mais utilizado em todo o mundo tanto nas redes que são internas como também nas externas. Enquanto o modelo TCP/IP possui quatro camadas, são elas: aplicação, transporte, internet e acesso a rede.
O Modelo OSI é composto por 7 camadas, sendo que cada uma delas realizam determinadas funções. As camadas são: Aplicação (Application), Apresentação (Presentation), Sessão (Session), Transporte (Transport), Rede (Network), Dados (Data Link) e Física (Physical).
Composta por 3 camadas (sessão, apresentação e aplicação, que são distintas no modelo OSI) a camada de aplicação do modelo TCP/IP, por ser a camada mais próxima do usuário final, ela tem por função servir como terminal para as operações que ocorrem em uma rede.
O DHCP em geral é o método preferido de designação de endereços IPv4 para hosts em redes grandes porque reduz a carga sobre a equipe de suporte da rede e praticamente elimina erros de entrada. Outro benefício do DHCP e que o endereço não é permanentemente designado a um host, mas é só “alugado” por um período.
a camada de transporte é responsável por prover suporte à camada de aplicação de maneira confiável ou não. a camada de apresentação é responsável pela definição elétrica e mecânica da interface.
Camada de Transporte:: transporta e regula o fluxo de informações da origem até o destino, de forma confiável. A principal função da camada 04 é fornecer controle fim-a-fim usando janelas móveis, além de oferecer confiabilidade nos números de seqüência e nas confirmações .
camada de transporte: TCP, UDP, RTP, DCCP, SCTP; camada de rede: IPv4, IPv6, IPsec, ICMP; camada de ligação física: Ethernet, Modem, PPP, FDDi.
A camada de transporte pode oferecer um serviço confiável de entrega de dados das aplicações utilizando um serviço não confiável prestado pela camada de rede. A camada de transporte possui protocolos que oferecem serviços orientados à conexão e não orientados à conexão.
Camada de transporte
No geral, a camada de transporte tem o papel de fornecer funções que permitam a comunicação entre processos de aplicações (softwares) entre computadores diferentes. ... E, ainda, a camada de transporte pode fornecer serviços de conexão para as aplicações (e outros protocolos) de camadas de nível superior.
2 / 2 ptsPergunta 13 Quais são as três responsabilidades da camada de transporte? (Escolha três.) atender aos requisitos de confiabilidade das aplicações, se houver algum Correto! multiplexar vários fluxos de comunicação de diversos usuários ou aplicações na mesma rede Correto!
Aplicações, protocolos e serviços de TCP/IP
O processo de estabelecimento de conexões TCP se dá da seguinte forma: O host que quer iniciar a conexão, que normalmente é o cliente, envia um segmento com a flag SYN ativada, especificando a qual número de porta no servidor de destino ele quer se conectar, juntamente com o número de sequência inicial (Seq ISN).
A conexão TCP TCP(Transmission Control Protocol) é um protocolo da camada de transporte, orientado a conexão. Ele é responsável pela divisão da mensagem em datagramas, reagrupamento e retransmissão no caso de datagramas perdidos.
O TCP/IP. O TCP/IP é um conjunto de protocolos de comunicação. O nome vem de dois protocolos TCP (Transmission Control Protocol) e o IP (Internet Protocol). ... As camadas mais acima recebem informações e as distribui para as camadas inferiores, atribuindo a cada uma delas a função que exercerá durante a comunicação.
Durante o estabelecimento de uma sessão, um número sequencial inicial (ISN) é definido. ... Os números sequenciais do segmento habilitam a confiabilidade, indicando como reagrupar e reordenar segmentos recebidos, conforme mostrado na figura. O processo TCP receptor coloca os dados de um segmento em um buffer receptor.
Algumas das principais características do UDP (User Datagram Protocol): Diferente do TCP ele não é orientado à conexão; Não é confiável como o TCP, ele não garante a entrega completa dos dados; É preciso que dividamos manualmente os dados em datagramas (entidades de dados);
O TCP preza pela confiabilidade agregando em seu header bits de controle de fluxo e recebimento. Já o UDP dispensa esses bits de controle. Pode se dizer que o TCP é orientado a conexão através do seu Acknowledgment e o UDP não, uma vez que não é criada uma conexão, há apenas o envio direto de dados.
O User Datagram Protocol (UDP) é um protocolo simples da camada de transporte. Ele é descrito na RFC 768 e permite que a aplicação envie um datagrama encapsulado num pacote IPv4 ou IPv6 a um destino, porém sem qualquer tipo de garantia que o pacote chegue corretamente (ou de qualquer modo).