Dizemos que dois polígonos são semelhantes quando eles possuem o mesmo número de lados e se adéquam às seguintes condições: Ângulos iguais.
A razão entre as áreas de duas figuras semelhantes é igual ao quadrado da razão de semelhança entre essas figuras. Figuras semelhantes são aquelas que possuem ângulos correspondentes semelhantes e lados correspondentes proporcionais. ... Nessas figuras, a razão entre o lado AB e o lado GH é igual a 0,5.
Critérios para a semelhança Possuem o mesmo número de lados; Os seus ângulos correspondentes são iguais; Os seus lados correspondentes possuem uma razão de proporção; Essa razão de proporção deve ser a mesma para todos os lados do polígono.
Dizemos que dois polígonos quaisquer com um mesmo número de lados são semelhantes se têm ordenadamente congruentes todos os ângulos e os lados homólogos proporcionais. a) O lado do hexágono H₁ é igual a 20 e o lado do hexágono H₂ é igual a 15. Sendo assim, a razão de semelhança entre H₁ e H₂ é igual a 20/15 = 4/3.
Como mencionamos anteriormente, o triângulo escaleno é todo e qualquer triângulo que possua medidas diferentes em seus três lados. A classificação dos triângulos escalenos é feita por meio da posição dos lados do triângulo, mas também podemos classifica-los a partir do posicionamento dos ângulos internos.