Já a Estrutura Informal é aquela cujos laços entre os integrantes são de afinidade, amizade e proximidade. Nesse tipo de estrutura, um auxiliar pode “pular” a hierarquia e se entender diretamente com diretor da empresa, desde que tenha intimidade suficiente.
Existem três tipos tradicionais básicos de estrutura organizacional: a organização linear, a organização funcional e a organização linha-staff.
A teoria das organizações constitui uma disciplina próxima que tem por domínio específico a construção e testagem de teorias sobre as organizações, os seus membros e a sua gestão, as relações organização-envolvente e os processos organizativos.
A teoria institucional procura explicar a estrutura e o funcionamento das organizações como uma realidade socialmente construída. Sob esse prisma, elas são vistas como um ente que atua em função de regras, procedimentos, crenças e valores predominantes em determinado contexto.
Embora pouco difundida no Brasil, a teoria da ecologia organizacional apresenta importantes considerações acerca da forma como as organizações se comportam perante as mudanças provocadas no ambiente em que estão inseridas, permitindo analisar não só a atuação conjunta das organizações como também o modo como elas ...
O isomorfismo coercitivo é representado por pressões formais ou informais por conformidade advinda das expectativas culturais do contexto institucional ou da condição de dependência entre organizações. Estas pressões podem se manifestar por meio de coerção, persuasão, alianças e coalizões.
Isomorfismo Normativo: Praticas modernas e eficazes são implementadas por organizações para atender padrões considerados por parceiros e clientes como uma provação de qualidade.