EQST

O Que Uma Entrevista Psicossocial?

O que é uma entrevista psicossocial?

É uma avaliação voltada para verificar a vulnerabilidade do trabalhador aos riscos psicossociais aos quais está exposto atuando em espaço confinado, altura, em construção naval e/ou como brigadista, levando em conta também, aspectos pessoais, familiares, tensões diárias, pressão no trabalho, etc.

O que é estudo psicossocial do caso?

O estudo psicossocial realiza-se com o objetivo principal de assessorar os magistrados, fornecendo-lhes um relatório com informações que poderão lhe propiciar um entendimento mais amplo da situação na qual as pessoas e, principalmente, as crianças vítimas de abuso sexual estão envolvidas.

Qual a importância da perícia psicossocial no processo de alienação parental?

Toda vez que um juiz solicitar uma Perícia Psicológica ou um Estudo Psicossocial, irá designar um psicólogo perito, pois, este teoricamente terá conhecimentos técnicos específicos sobre o assunto em questão (ou pelo menos é o que se espera dele), como por exemplo, afirmar se há ou não indícios de Alienação Parental, ...

Como pode atuar a equipe biopsicosocial nos casos de alienação parental?

Ainda no artigo 5º dispõe quanto a hipótese de realização de uma perícia psicológica ou biopsicossocial para a caracterização de alienação parental que é feita por meio de profissionais capacitados ou por meio de uma equipe multidisciplinar com psicólogos, psiquiatras, pedagogos e assistentes sociais.

Qual o prazo para se manifestar sobre laudo pericial?

O laudo pericial deve ser protocolado em juízo em prazo a ser fixado pelo juiz , que deverá ser 20 (vinte) dias antes da audiência de instrução e julgamento (Art. 477 do Novo CPC ).... As partes serão intimadas para manifestação acerca do laudo pericial , com prazo de 15 (quinze) dias para tal.

Quais aspectos devem ser considerados na avaliação de casos que envolve a suspeição da alienação parental?

Para a formulação do laudo de identificação de alienação parental, podem ser realizadas avaliação psicológica, entrevista pessoal com as partes, análise documental, histórico do relacionamento do casal e da separação, cronologia de incidentes, avaliação da personalidade dos envolvidos e exame da forma como a criança ou ...

Quais são as condutas que podem caracterizar a alienação parental?

Os atos de alienação parental podem ser identificados como aqueles que desabonam a imagem do outro genitor - criação de falsas memórias, imputação de calúnia, dificuldade/embaraço aos encontros/visitas entre filho e pai, filho e mãe – sendo que nem sempre e necessariamente o genitor é o único possível autor dessas ...

Como se comprova a alienação parental?

MEIOS DE PROVA DA ALIENAÇÃO PARENTAL Mantenha um registro diário de tudo o que acontece com seu filho, incluindo todas as conversas e os incidentes com o outro pai. Seus registros podem ser extremamente importantes na hora de provar a alienação parental, que significa simplesmente desmentir as acusações do outro pai.

O que pode ser considerado alienação parental?

Bruna Rinaldi - Alienação parental é caracterizada quando há uma lavagem cerebral na criança, ou seja, quando uma mãe ou um pai imputa características falsas do outro genitor à criança e isso faz com que ela deteste o outro genitor, que normalmente não é o guardião.

Como é feita a denúncia de alienação parental?

A denúncia não precisa estar necessariamente na petição inicial ou na contestação, ela pode ser apresentada a qualquer momento por meio de uma simples petição intermediária, sem que permitido ao juiz ignorá-la.

É crime alienação parental?

A alienação parental é um crime previsto na lei número 13.

Como reverter alienação parental?

É difícil reverter a síndrome da alienação parental. O tratamento seria a psicoterapia, inclusive para os pais que são, na verdade, os mais “adoecidos”.

Como ajuizar uma ação de alienação parental?

Para ser considerada prática de alienação parental é preciso que ela seja intencional, ou seja, o que pratica alienação deve desejar criar no psicológico da criança uma imagem distorcida da realidade dos fatos quanto à outra parte do genitor.

Quem pode propor ação de alienação parental?

Quase que em sua totalidade os casos de alienação parental acontecem após a separação ou divórcio do casal. No entanto, é possível a existência de alienação parental mesmo que o casal bem um com o outro. Ela pode ser praticada por outros agentes integrantes da família, por exemplo, como os avós e/ou tios.

O que diz o ECA sobre alienação parental?

É reconhecida como forma de violência psicológica os atos de alienação parental (artigo 4º, II, b), sendo assegurado o direito de, por meio do representante legal, pleitear medidas protetivas contra o autor da violência, à luz do disposto no ECA e na Lei Maria da Penha (artigo 6º e parágrafo único).

Quais os princípios constitucionais violados na alienação parental?

Todavia, referidos princípios fundamentais, direcionados à proteção da saúde, do desenvolvimento físico, psíquico, moral e intelectual sadio de crianças e adolescentes, indubitavelmtente, são violados com a existência da prática da alienação parental no núcleo familiar em que se encontrar o menor.

Qual a diferença entre a alienação parental é a síndrome de alienação parental?

“ A Síndrome da Alienação Parental não se confunde com Alienação Parental, pois que aquela geralmente decorre desta, ou seja, enquanto a Alienação Parental se liga ao afastamento do filho de uma pai através de manobras da titular da guarda, a Síndrome, por seu turno, diz respeito, às questões emocionais, aos danos e ...

Quais são as consequências da alienação parental?

Como consequência, o filho influenciado ou alienado, pode apresentar sentimentos constantes de raiva, tristeza, mágoa, ódio, contra o outro genitor e sua família; se recusar a ter qualquer comunicação com o outro genitor e familiares; guardar sentimentos negativos, exagerados ou não verdadeiros com relação ao outro ...

Qual o entendimento jurisprudencial sobre a guarda no Brasil?

Construção jurisprudencial Naquele julgamento de 2011, o STJ estabeleceu que a guarda compartilhada prevista no parágrafo 2º do artigo 1.

Quais são as atitudes mais comuns da síndrome de alienação parental?

Quais são as atitudes mais comuns da síndrome de alienação parental? Manchar a honra do outro genitor, desmoralizá-lo, atribuir-lhe muitos defeitos, evitar ou dificultar o encontro com as crianças, discutir na frente delas.

O que quer dizer manifestação sobre o laudo pericial?

A manifestação de concordância ao laudo pericial surge como uma reafirmação, perante o juiz, da avaliação realizada por profissional competente. Desse modo, quando uma pessoa recorre judicialmente da negativa à solicitação de um benefício, ela é novamente avaliada. Desta vez, por um perito intimado pelo juiz.