Uma dieta líquida completa é aquela em que uma pessoa não come alimentos sólidos e consome apenas líquidos, como sopas, sucos e smoothies. Para a maioria das pessoas é apenas uma medida temporária . Não deve ser encarada como uma estratégia nutricional de longo prazo.
A Dieta líquida restrita é caracterizada pela presença de água, líquidos claros e carboidratos, cujo objetivo é manter a hidratação com a mínima formação de resíduos intestinais.
Dietas Hospitalares: Dieta Líquida Completa Características: Hipocalórica (1000 a 1500 kcal/dia), normoglicídica, normoprotéica e normolipídica; consistência líquida com volume de 200 a 300ml por refeições; de três em três horas.
A dieta líquida detox é um regime alimentar no qual só é permitida a ingestão de líquidos como água, chás, sucos sem açúcar, sopas e vitaminas. Este tipo de dieta deve ser mantida por no máximo 5 dias, para que não ocorram carências nutricionais e para que o metabolismo não fique mais lento.
Não ingerir nada sólido durante as refeições: é assim que funciona a dieta líquida, tudo é substituído por chás, sopas, shakes, sucos, água e vitaminas. O regime alimentar ajuda a fazer um detox no organismo, melhora o funcionamento do intestino e também auxilia na perda de peso, já que as calorias são reduzidas.
Confira algumas receitas de suco detox....Cardápio da dieta líquida detox.
1 copo (200 ml) de água com suco de 1/2 limão sem açúcar e sem adoçante. Shake feito com 1 copo grande (250 ml) de leite de soja light, 3 ameixas secas, 1 fatia média de mamão, 1/2 maçã com casca e 1 colher (sopa) de aveia em flocos. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba sem açúcar e sem adoçante.
Folha: couve, espinafre, folha da beterraba, rúcula ou agrião. Fruta: abacaxi, maçã, melão, maçã verde, morango ou amora.
Modo de preparo