A contração isotônica ou também conhecida como contração dinâmica, é aquela que acontece quando há uma desigualdade de forças entre a potência muscular e a resistência provocando, assim, o deslocamento do segmento.
Como explicado, o movimento concêntrico ocorre quando há o encurtamento do músculo, por exemplo, quando erguemos um peso. Já o excêntrico acontece quando os músculos se alongam, ou seja, quando abaixamos um peso.
Dentro da realização do movimento, há as fases concêntrica, excêntrica e isométrica. A fase concêntrica caracteriza-se por ser um encurtamento das fibras musculares, já a fase excêntrica é o alongamento dessas fibras e a fase isométrica é uma contração estática, ou seja, sem que haja movimento.
A contração muscular pode ser de dois tipos: Contração isométrica: quando o músculo se contrai, sem encurtar o seu tamanho. Exemplo: a manutenção da postura envolve a contração isométrica. Contração isotônica: quando a contração promove o encurtamento do músculo.
Durante o agachamento o quadril realiza um movimento de flexão na fase excêntrica, da descida. Esse movimento é caracterizado por levar a coxa de encontro ao tronco. Em seguida acontece uma extensão de quadril durante a subida, que é o movimento que leva o membro inferior para trás do plano sagital.
Agachar é uma ótima maneira de avaliar se existem problemas de mobilidade do quadril. Você perceberá isso quando a amplitude de movimento no agachamento for ruim. Em outros casos o aluno até consegue agachar, mas para isso ele precisa inclinar o tronco para a frente ou levantar os tornozelos.
O teste de Carter avalia a mobilidade articular por um escore crescente variável de 0 a 9 pontos, atribuindo-se um ponto para a habilidade de realizar cada um dos seguintes movimentos: extensão passiva dos quirodáctilos mínimos além de 90°; posição passiva dos polegares à face “flexora” dos antebraços; hiperextensão ...
Assista ao vídeo ao lado e aprenda a executar a flexão de quadril no solo, atividade que é excelente para os quadríceps e flexores do quadril. * Toda atividade física deve ser realizada após avaliação médica e com a devida orientação de profissional formado em Educação Física.
A flexão do quadril é o movimento que leva a face anterior da coxa ao encontro do tronco, de modo que a coxa e o conjunto do membro inferior são levados para diante do plano frontal que passa pela articulação.