EQST

O Que Uma Articulaço Esferide?

O que é uma articulação esferóide?

Articulação esferóide: também chamada de cotiloide, caracteriza-se por uma estrutura óssea redonda ajustada a uma depressão semelhante a um copo no outro osso. Realiza movimentos de flexão-extensão, abdução-adução, rotação-circundução.

O que é articulação Monoaxial biaxial e triaxial?

As articulações que só permitem a flexão e extensão, como a do cotovelo, são monoaxiais. Há duas variedades nas quais o movimento é uniaxial: gínglimo ou articulação em dobradiça e trocóide ou articulação em pivô.

O que é uma articulação Sinartrose?

- Articulação fibrosa – Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque. A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses.

Qual a diferença entre Diartroses e Sinartroses?

-Anfiartrose: é uma articulação composta de tecido cartilaginoso e, portanto, de movimento limitado. Pode ser encontrado de 2 tipos: Sincondroses > mantêm os ossos articulados por cartilagem hialina. ... -Diartrose: é uma articulação de movimento livre e amplo.

O que é articulação Multiaxial?

Baseado em sua localização, as articulações podem: se mover para trás e para frente ao longo de um único eixo (uniaxial) se mover ao longo de dois eixos distintos (biaxial) se mover ao longo de todos os três eixos (poliaxial ou multiaxial)

O que é articulação Costocondral?

Articulações Costocondrais São as articulações entre as costelas e suas cartilagens costais. Mais precisamente entre a extremidade lateral de cadacartilagem costal e a depressão na extremidade esternal do osso costal, as duas são mantidas unidas pelo periósteo, caracterizando uma anfiartrose do tipo sincondrose.

Qual é a classificação das costelas?

Costelas verdadeiras: divididas em sete pares que se articulam diretamente ao esterno através das cartilagens costais; Costelas falsas: divididas em três pares que se articulam de forma indireta ao esterno, conectando-se assim também pelas cartilagens costais, estando estas unidas através da sétima costela.

Quais são as partes das costelas?

São formadas por cabeças com duas faces articulares para as fóveas costais do corpo vertebral (superior e inferior), colo, tubérculo, ângulo costal, sulco da costela, face interna, face externa, margem superior, margem inferior e cartilagens costais.

Quantos pares de costela tem o corpo humano?

Os ossos do corpo humano podem ser divididos em dois grupos, formando a parte axial e a parte apendicular. Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno.

Qual é a costela mais larga?

A 1P costela é a mais curva, larga e horizontal. Posl sui uma faceta articular na cabeça para articular com a 1P vértebra torácica (T1), duas faces, uma superior outra inferior.

É verdade que o homem tem uma costela a menos?

Deus tampouco tirou de Adão um osso de uma parte inferior (de seu pé) ou superior (da cabeça) para dar vida a ela. A costela está na lateral do corpo. Este é o lugar da mulher: não abaixo nem acima, mas ao lado do homem.

Quais são as costelas falsas e porquê?

As costelas falsas ou vertebrocondrais são a oitava, a nona e a décima costelas. Recebem esse nome por estarem ligadas apenas indiretamente ao osso esterno. Suas cartilagens são fixadas às cartilagens das costelas imediatamente superiores a cada uma.

Onde fica a região torácica?

Em anatomia, chama-se região torácica à porção da coluna vertebral que fica entre a região cervical e a região lombar. É constituída por doze vértebras que servem de inserção para as costelas.

Quais são os órgãos que se encontram no abdômen?

Os órgãos abdominais incluem partes dos sistemas: Digestório - estômago, intestino delgado, intestino grosso, pâncreas exócrino, fígado e vesícula biliar. Urinário - rins e ureteres. Imunitário - baço.

O que significa sentir dor no tórax?

A dor ou desconforto na parte frontal do corpo, abaixo do pescoço e acima do abdômen superior, gera apreensão e logo é associada ao infarto. No entanto, a dor no peito pode ser sintoma de muitas outras questões de saúde. Entre elas, refluxo, úlceras, problemas na vesícula biliar, nos pulmões e dores musculares.