Chamamos de volvo quando o intestino dá voltas ao redor dele mesmo, causando uma interrupção do fluxo sanguíneo e consequente necrose das alças intestinais. Geralmente relacionado à má rotação intestinal, ocorre principalmente no primeiro ano de vida, incidindo igualmente em meninos e meninas.
Caracteriza-se pela liberação, voluntária ou não, de ar contido na porção final do intestino. Pode ocorrer ainda quando se ingere ar pela boca, excesso de fibra, carboidratos não digerido pelo estômago, carne e alimentos muito ricos em proteínas.
Veja dicas de como eliminar o desconforto de gases intestinais
O gases intestinais são produzidos principalmente após metabolização de carboidratos, gorduras e proteínas ingeridas nos alimentos. No caso dos gases no estômago, a origem principal é o ar engolido durante as refeições. Nós não reparamos, mas durante as refeições engolimos volumes enormes de ar.
O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.
Leguminosas como feijão, ervilhas, lentilhas e soja, entre outras, são causadoras de gases. Ricas em carboidratos não absorvíveis, as leguminosas tendem a fermentar no intestino.
Servida nas festas de fim de ano para trazer sorte e fartura, a lentilha é um alimento bem nutritivo e, assim como o feijão, exige um modo de preparo específico. É necessário que você deixe a leguminosa de molho durante pelo menos 12 horas antes de cozinhar - assim, ela perde todos os antinutrientes e sujeiras.
Deixar o feijão de molho por 12 horas Ao deixar o feijão de molho por 12 horas e cozinhá-lo com esta mesmo água faz com que o feijão não cause gases, sendo uma estratégia muito fácil de ser adotada para preparar pratos que precisam do grão de feijão, como a feijoada, por exemplo.
Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido. “A adição de limão ou vinagre na água de imersão também ajuda a formar menos gases”, completa Sousa.
Sim, o feijão, assim como outras leguminosas (grão-de-bico, soja, ervilha e lentilha, por exemplo), provoca flatulência. A culpa está em um tipo de carboidrato chamado oligossacarídeo, presente em abundância nesses vegetais.
Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão e reduz o tempo de cozimento. Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico.
O grão de bico é rico em ferro em proteínas.