Resposta. A meiose origina quatro células com 23 cromossomos cada, ou seja, metade do lote normal. ... Já a mitose origina duas célular idêntica com 46 cromossomos cada, lote normal. Serve para a regeneração de tecidos, no feto, serve na formação de todas as estruturas e tecidos.
A mitose é o processo de multiplicação celular que ocorre naturalmente nas células do indivíduo já fecundado, também ocorre em todas as fases da vida, é importante para a criação de tecido e recuperação de tecido lesado.
A prófase é a fase mais longa da mitose. Nela se verificam alterações no núcleo e no citoplasma celular: Modificação no núcleo – de início se observa um aumento do volume nuclear. Isso ocorre porque o citoplasma cede água ao núcleo.
Bom, o principal evento que caracteriza a mitose é a duplicaçãodo seu material genético (nos cromossomos) antes da formação de duas células idênticas à uma única célula inicial. A mitose é chama de multiplicação equacional pois após a divisão celular de uma única célula em duas, o seu número de cromossomos é duplicado.
Formado no final da prófase na região do centrômero, o cinetócoro tem a função de consumir a tubulina já no final da divisão celular (mais especificamente na anáfase. ... "A tubulina se despolimeriza nos cinetócoros,encurtando o microtúbulo e assim separando as cromátides irmãs.
A Metáfase (do grego μετά =depois e φάσις= estágio) é a fase mitótica em que os centrômeros dos cromossomas estão ligados às fibras ornitocóricas que provêm dos centríolos que se ligam aos microtúbulos do fuso mitótico. Os cromossomos atingem seu máximo encurtamento - os cromatídios tornam-se bem visíveis.
Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. ... Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster.
Anafase
Os centríolos são estruturas celulares que auxiliam na divisão celular (mitose e meiose). Possuem, portanto, a capacidade de duplicação durante o ciclo da divisão celular, organizando o fuso acromático. Após o processo de duplicação, os centríolos migram em direção aos polos da célula.
Os microtúbulos são importantes na mitose pois eles separam os cromossomos homólogos nos hemisférios celulares, permitindo que os cromossomos possam se multiplicar novamente e serem dadas copias exatas para as células filhas.
Os microtúbulos são absolutamente necessários ao processo de divisão celular, sendo usados pelas células para formar uma estrutura estática chamada de citoesqueleto, o qual dá forma à célula e determina a posição das organelas.