Os aparelhos destinados a verificar se um corpo está ou não eletrizado, são chamados de etetroscópios. Um deles é o pêndulo eletrostático, constituído por uma esfera de material leve (isopor) recoberta por uma fina camada de grafite, suspensa por um fio isolante (seda) a uma haste suporte.
Pêndulo Eletrostático - Uma pequena esfera suspensa por um fio fino e isolante. ... Se a esfera estiver neutra, será atraída por qualquer corpo eletrizado que se aproximar dela. Isso acontece porque a presença do corpo eletrizado polariza eletricamente a bola.
O Pêndulo Eletrostático é um dispositivo que possibilita a detecção do excesso de cargas elétricas em um corpo. ... No Pêndulo Eletrostático do acervo de experimentos do MINF/UFPA, ao invés de um objeto não condutor, há apenas um pequeno e leve pedaço de um material metálico fixado em uma haste.
A montagem é bastante simples: comece embrulhando a bolinha de isopor com o papel-alumínio e, em seguida, fixe o barbante na bolinha, usando a fita adesiva. O próximo passo é cortar um pedaço do barbante e passá-lo por dentro do canudo. Em seguida, afunde o canudo em uma base feita com a folha de isopor, encaixando-o.
O pêndulo eletrostático é formado por um suporte, uma base isolada que não conduz corrente elétrica e por um fio de seda com uma esfera metálica pendurada. Eletriza-se a esfera com determinada carga positiva ou negativa e aproxima-se o corpo o qual se deseja saber a carga.
Eletroscópio – é o aparelho responsável pela identificação da eletrização de um corpo. Se um corpo está eletrizado, o eletroscópio identificará facilmente. Existem dois tipos bem comuns de eletroscópios, o pêndulo eletrostático e o eletroscópio de folhas.
Eletroscópio de Folhas Ao aproximarmos da esfera um corpo eletrizado, ele induzirá a esfera, a barra e as lâminas, gerando um acúmulo de cargas de sinal igual à do objeto nas folhas. Esse acúmulo de cargas gerará repulsão eletrostática, fazendo as folhas se afastarem.
Quando aproximamos da esfera metálica algum objeto eletrizado, o núcleo do eletroscópio se eletriza por indução. A esfera metálica passa a apresentar carga de sinal oposto ao do corpo eletrizado e as folhas de metal adquirem cargas de mesmo sinal que este objeto.
Existem três tipos de processos de eletrização, são eles: por atrito, por contato e por indução.
Resposta: Quando dois corpos são atritados, pode ocorrer a passagem de elétrons de um corpo para o outro. Nesse caso diz-se que houve uma eletrização por atrito. ... Já , a barra de plástico ganhou esses elétrons, e, portanto, ficou com carga negativa, pois o número de elétrons ficou maior que o de prótons.
Por meio da eletrização por contacto ou atrito, os canudinhos podem ficar com cargas elétricas negativas (excesso de elétrons), por exemplo, quando atritado com guardanapos de papel. ... O princípio fundamental das cargas elétricas : repulsão entre cargas de mesmo sinal e atração entre cargas de sinais opostos.
É possível atrairmos pedacinhos de papel com um canudinho de plástico, previamente atritado com flanela. ... Os pedacinhos de papel absor-vem umidade do ar, o que permite que, com a proxi-midade do canudinho eletrizado, sofram indução ele-trostática, sendo, dessa forma, atraídos, mesmo conti-nuando eletricamente neutros.
Explicação: por que ele adquire carga elétrica positiva ou negativa, dependendo do objeto que o eletrizou. Com isso esse corpo é capaz de atrair ou repelir outros objetos que o cercam. Processos que elétrica um corpo são chamados de Processos de Eletrização.