Uma de suas características bem peculiares era a de que ele gostava de caminhar descalço, para sentir o chão sob seus pés e ficar parado por horas, apenas pensando sobre alguma coisa. Ele também tinha o hábito de não tomar banho, essa era uma prática da qual ele não era muito adepto.
Nascido em Atenas, no ano de 428 a.C., e falecido em 348 a.C., o apelido Platão foi conferido ao filósofo em sua juventude por causa de seus atributos físicos, por ser um homem forte, de ombros largos (a palavra correspondente em grego, Platon, significa “omoplatas largas”, “costas largas”, “ombros grandes”).
Conhecido por ter uma visão mais humana em suas filosofias, Sócrates, sem dúvidas, foi o maior nome da Filosofia clássica junto de Platão e Aristóteles. Além disso, Sócrates apresentou grande importância para o entendimento da política, ética, moral, conhecimento humano, entre outros temas relevantes.
Foi o primeiro dos três grandes filósofos gregos que estabeleceram as bases do pensamento ocidental (os outros dois foram Platão e Aristóteles). Sócrates nasceu em Atenas por volta do ano 470 a.C. e, de acordo com o romano Cícero, “fez com que a filosofia descesse dos céus para a terra”.
Para Sócrates a obediência à lei era o divisor entre a civilização e a barbárie. Segundo ele, as idéias de ordem e coesão garantem a promoção da ordem política. A ética deve respeitar às leis, portanto, à coletividade. ... Resignou-se à injustiça daqueles que o acusavam, em respeito à lei a que regia a sociedade ateniense.
Uma corrente de historiadores e filósofos diz que Sócrates não curtia a democracia, baseado em um de suas principais premissas: o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência de sua ignorância. E as massas (mesmo que a quantidade de cidadãos fosse pequena em Atenas) não possuem esse nível de consciência.
Resposta: Na democracia do tipo aristotélica, o povo é soberano. ... As leis são a liberdade, a salvação, pois a partir do momento em que o povo faz o que quer, como se nada fosse impossível, a democracia se torna uma tirania. Viver como bem entender torna a democracia um individualismo, contrário ao que é o bem comum.