ROUQUAYROL, 1994, assim define a pesquisa transversal: é o estudo epidemiológico no qual fator e efeito são observados num mesmo momento histórico e, atualmente, tem sido o mais empregado. A pesquisa longitudinal ou horizontal se classifica em retrospectiva e prospectiva. Na retrospectiva estudam-se casos e controles.
Estudos de Incidência medem quantas pessoas ficaram doentes (novos casos). Fatores Positivos: Fácil desenvolvimento e econômico, muito útil em saúde pública, para avaliar e planejar programas de controle de doenças.
A epidemiologia tem como princípio básico o entendimento de que os eventos relacionados à saúde (como doenças, seus determinantes e o uso de serviços de saúde) não se distribuem ao acaso entre as pessoas.
Desta forma, a saúde é vista como um processo resultante das interações realizadas entre as esferas biológicas, sociais e psicológicas. A saúde coletiva é aquela voltada não apenas para o indivíduo, mas para a população em geral.
Resposta. Resposta: De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a saúde individual é definida como um estado em que o indivíduo se encontra com o bem-estar físico, emocional, social, espiritual e psicológico em sua totalidade.
A Saúde Coletiva estuda e avalia a situação de saúde, com base na alimentação, trabalho, educação, meio ambiente, saneamento básico, renda, moradia, lazer e qualquer fator da vida de um indivíduo.