O traumatismo dentoalveolar é uma lesão caracterizada por envolver elementos dentários, tecidos de suporte periodontal, estruturas moles e ósseas da face.
Lave a região delicadamente com água morna, e se houver fragmento grande de dente, colocá-lo em leite, soro ou na própria saliva e procure imediatamente um dentista. Após o trauma, é comum ocorrer uma mudança de cor.
Quando o trauma é menor e o dente não muda de posição mas fica dolorido, chamamos de concussão. Já quando existe deslocamento e o dente fica com mobilidade chamamos de luxação. Mesmo naqueles casos em que o dano não é visível, é possível que haja algum grau de comprometimento. Por isso é importante ficar atento.
De acordo com a literatura atual, o tratamento de urgência nas luxações intrusivas é o reposicionamento atraumático e a contenção do elemento dental traumatizado, terapia endodôntica se houver reabsorção inflamatória do osso e da raiz, nas luxações extrusivas devemos realizar reposicionamento do elemento dental e ...
É uma região inacessível aos mecanismos de defesa do hospedeiro e aos antibióticos administrados, podendo perpetuar o processo infeccioso.
Em termos mais claros, a especialista explica que as raízes residuais são aquelas que ficam retidas no osso, sem a coroa, visíveis ou não.
Em relação ao tempo que demora para cicatrizar, após a extração de um dente, este varia, habitualmente, entre 7 a 10 dias, se falarmos apenas da cicatrização ao nível dos tecidos moles. Uma cicatrização completa poderá demorar cerca de dois meses ou mais.
Escove os dentes levemente e sem muita pasta de dente, mas não escove a região da extração. A limpeza dessa área pode ser feita com um cotonete umedecido com enxágue bucal sem álcool. Enxágue a boca com água e deixe cair, sem fazer movimentos bruscos com a boca.