O tratamento hipnótico procura encobrir e dissimular algo existente na vida mental; o tratamento analítico visa a expor e eliminar algo.
✓ Interferente: é uma espécie que causa erro na análise pelo aumento ou diminuição da quantidade que está sendo medida.
Amostra: porção representativa da espécie ou composto a ser analisado. Analito: produto químico de espécies já analisadas. Técnica: conjunto de informações escolhidos para definir a análise de uma amostra.
A pessoa que precisou da análise pode, com os resultados quantitativos, julgar se o conteúdo do analito é nocivo e exige alguma providência ou não. Em alguns casos, apenas uma resposta quantitativa tem algum valor.
Na escolha de um método analítico devemos estar atentos a exatidão, precisão, sensibilidade, seletividade, robustez, escala de operação, tempo de análise, disponibilidade de equipamento e custo. O método a ser escolhido deve proporcionar a exatidão, precisão e sensibilidade necessária para identificação do meu analito.
A escolha do melhor método analítico vai depender da composição química do alimento, isto é, dos possíveis interferentes em potencial. ... Na maioria das determinações em alimentos, as amostras são complexas, necessitando de uma extração ou separação prévia do componente a ser analisado.
No entanto a exatidão depende de vários fatores como por exemplo a temperatura de secagem, o tamanho das partículas da amostra, o número e posição das amostras na estufa e a formação de crosta na superfície da amostra, entre outros.
( ) Fatores como complexidade das amostras, número de substancias presentes, distribuição não uniforme, perecibilidade, variedade de amostras, são fatores que dificultam a análise dos alimentos.
A escolha do método analítico vai depender de uma série de fatores: Quantidade relativa do componente desejado: Os componentes podem ser classificados em maiores (mais de 1%), menores (0,01 – 1%), micros (menos de 0,01%) e traços (ppm e ppb) em relação ao peso total da amostra.
✓ Pontos críticos: o Coleção e preparação da amostra: técnicas de amostragem; o Método de análise da amostra; o Erros; o Instrumentação; o Analistas. o A confiabilidade do resultado de uma análise depende da representatividade da amostra.
O objetivo principal da análise é conhecer a composição química dos alimentos, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc.
A análise bromatológica dos alimentos é destinada à verificação da composição química dos mesmos, valor alimentício e calórico, propriedades físicas, químicas, toxicológicas e sua ação no organismo.
Importância das proteínas nos alimentos: No processamento de alimentos as proteínas também apresentam propriedades importantes como à capacidade de gelificar (gelatina), capacidade de emulsificação (proteína da gema do ovo), capacidade de retenção de água (proteína da soja).
A análise de composição nutricional de alimentos (Bromatologia) avalia sua natureza, composição, qualidades e usos dietéticos. Tal atividade é de fundamental importância para garantir a confiabilidade da composição dos alimentos destinados ao consumidor final.
A Bromatologia estuda os alimentos, sua composição química, sua ação no organismo, seu valor alimentício e calórico, suas propriedades físicas, químicas, toxicológicas, e também adulterantes, contaminantes, fraudes, etc.
Nas áreas da saúde, a bromatologia desempenha um papel preponderante na prevenção de doenças, na formulação de dietas, na manutenção de organismos saudáveis, envolvendo profissionais das mais diversas formações: bioquímicos, farmacêuticos, nutricionistas, dentistas, médicos, engenheiros químicos e de alimentos.
Bromatologia é ciência que estuda os alimentos e tem como função analisar os alimentos de forma detalhada, ou seja, sua composição química, seu valor nutricional, seu valor energético, suas propriedades físicas, quais são seus efeitos no organismo, verificar se estes alimentos estão contaminados com elementos tóxicos, ...
Thaísa: O biomédico bromatologista pode realizar todos os procedimentos microbiológicos, físico-químicos, microscópicos e toxicológicos que envolvam as análises dos alimentos e água. Isso envolve o controle de qualidade, detecção de fraudes e contaminantes e cumprimento das legislações.
Bromatologia
A diferença entre eles é a precisão e exatidão, pois, os convencionais são simples e não necessitam de equipamento sofisticado, utilizando apenas vidraria e reagentes, e geralmente são utilizados em gravimetria e volumetria, enquanto os instrumentais são mais específicos por serem realizados em equipamentos eletrônicos ...
Metodos Convencionais e Metodos Instrumentais Os métodos convencionais são aqueles que não necessitam de nenhum equipamento sofisticado, utilizando-se apenas de materiais comuns de laboratórios, como por exemplo, vidrarias e reagentes, sendo utilizados geralmente a gravimetria e volumetria.
As técnicas mais freqüentemente utilizadas são a calorimetria exploratória diferencial (DSC), a análise térmica diferencial (DTA) e a termogravimetria (TG)/termogravimetria derivada (DTG) (Wendlant, 1986; Giolito, 1988; Giolito, Ionashiro, 1988).
Os diversos métodos existentes para a determinação de umidade podem ser divididos em procedimentos de secagem, destilação, físicos ou análises químicas.
Métodos de Determinação de Umidade por Secagem
Pesar a amostra de cinzas Cálculo % Cinzas = (Peso cadinho + Cinzas ) - (Peso cadinho ) x100 (Peso cadinho + Amostra úmida ) - ( Peso cadinho) Observação: Normalmente utiliza se o cadinho onde já analisou o teor de umidade para análise de cinzas.