De forma geral alguns exemplos de transformações irreversiveis são: a compressão ou expansão restrita, a mistura de duas amostras da mesma substância no mesmo estado, o enferrujamento de aço, a queima de fogos de artificio.
A matéria sofre transformações ou fenômenos que podem ser físicos ou químicos. ... Geralmente as transformações que alteram a composição da matéria, alteram sua estrutura e onde o produto é diferente do reagente são exemplos de um fenômeno químico. Este tipo de fenômeno é irreversível.
As transformações reversíveis são aquelas que podem retornar ao seu estado original, por exemplo, o papel, após sofrer uma reação de hidrolise ou uma proteína após ser quebrada.
Uma reação reversível é aquela em que os reagentes se transformam em produtos e esses produtos voltam a se transformar nas substâncias originais, os reagentes.
A dupla seta (↔) é a indicação de que um processo é reversível, sendo que a seta para a direita (→) corresponde à reação direta, enquanto a seta voltada para a esquerda (←) corresponde à reação inversa.
Mas existem equilíbrios químicos homogêneos e equilíbrios químicos heterogêneos. Veja o que os diferencia: Equilíbrios químicos homogêneos: São aqueles em que todos os participantes da reação (reagentes e produtos) encontram-se em um mesmo estado físico e, dessa forma, o sistema fica com uma única fase.
Princípio de Le Chatelier: quando se aplica uma força em um sistema em equilíbrio, ele tende a se reajustar no sentido de diminuir os efeitos dessa força. ... Se isso ocorre nos reagentes à esquerda, o equilíbrio se desloca para a direita, para se equilibrar.
O princípio de Le Chatelier diz respeito à resposta de sistemas em equilíbrio quando sujeitos a uma perturbação. De forma simples o princípio diz que um sistema em equilíbrio quando perturbado tende a ajustar-se de modo a remover a perturbação e restabelecer o equilíbrio.
O sistema em equilíbrio pode sofrer uma perturbação quando: Há um aumento da pressão total do sistema. Há uma diminuição da pressão total do sistema.
De acordo com o princípio de Le Chatelier, se a pressão de um sistema for aumentada, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio no sentido de maior volume, enquanto que se a pressão for diminuída ocorrerá o deslocamento do equilíbrio. Aumentando a pressão = equilíbrio desloca para a direita (por ser o lado de menor volume).
Segundo os estudos realizados por Le Chatelier, os únicos fatores capazes de promover o deslocamento de um equilíbrio químico são:
Se aumentar a pressão, ocorrerá o deslocamento do equilíbrio químico para o lado de menor volume; se diminuir a pressão, o deslocamento será para o lado de maior volume. Não pare agora... ... Se aumentarmos a pressão desse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido do menor volume para diminuir essa pressão.
Observe que a reação direta é endotérmica, ou seja, ocorre com absorção de calor. Já a reação inversa é exotérmica, liberando calor. Portanto, se aumentarmos a temperatura desse sistema, o equilíbrio se deslocará no sentido da reação endotérmica, para a direita (→), no sentido de formação do produto.
a) ( V ) Quando um fator externo age em um sistema em equilíbrio, o sistema desloca-se no sentido contrário para compensar o efeito produzido por esse fator. ... a) um sistema em equilíbrio não pode ser deslocado por fatores externos, tais como: pressão, temperatura e concentração dos reagentes e produtos.
Dessa forma, se a pressão for aumentada na reação de decomposição da amônia, por exemplo, o equilíbrio será deslocado no sentido de menor volume, isto é, à esquerda. Se a pressão for diminuída na reação de decomposição da amônia, por exemplo, o equilíbrio será deslocado no sentido de maior volume, isto é, à direita.
Para um rendimento máximo em NO(produto), é necessário que o equilíbrio seja deslocado para a direita. Como podemos observar, trata-se de uma reação endotérmica (ΔH > 0) e, portanto, o aumento de temperatura favorecerá o deslocamento para a formação dos produtos, no caso o NO.
Verificado por especialistas. Baseado nessas informações, a opção que temos de deslocar a reação para a direita (em direção a formação de NO) é mexer nas concentrações, aumentando a concentração de dos reagentes (adicionando reagente) ou diminuindo a concentração do produto.