O átomo é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível.
A idéia de que toda a matéria é formada pelas menores partículas vem desde a Grécia Antiga, com o filósofo Leucipo. Entretanto, a história das partículas que compõem o átomo e que formam o modelo atômico atual é recente, data de 1932, ano em que se confirma que os átomos são formados por nêutrons, prótons e elétrons.
Ele é composto por três partículas subatômicas principais, que são: elétrons, prótons e nêutrons.
As partículas que compõem um átomo são: Próton - carga positiva (+) localizado no núcleo. Nêutron - sem carga (0) localizado no núcleo. Elétrons - carga negativa (-) localizado na eletrosfera ao redor do núcleo.
Nesse momento, nos interessam apenas as subpartículas fundamentais: os prótons, nêutrons e elétrons. Os prótons são partículas eletricamente carregadas. Os elétrons também são partículas eletricamente carregadas. ... Se ganha energia, o elétron pode passar para as camadas mais externas do átomo.
A carga elétrica é uma propriedade das partículas elementares que compõem o átomo, sendo que a carga do próton é positiva e a do elétron, negativa. ... Lembrando que o átomo é formado por prótons, nêutrons e elétrons, sendo que: Prótons: Localizam-se no núcleo do átomo e possuem carga elétrica positiva; Não pare agora...
proton
Os átomos isótopos são aqueles em que possuem o mesmo número atômico (prótons), porém suas massas são diferentes.
Os isótonos são átomos que possuem a mesma quantidade de nêutrons; os isóbaros possuem o mesmo número de massa, e os isoeletrônicos, o mesmo número de elétrons. ... Agora falaremos de outros casos de semelhanças atômicas, que ocorrem, porém, entre átomos de elementos químicos diferentes: Não pare agora...
Isóbaros - São átomos de diferentes números de próton, mas que possuem o mesmo número de massa (A). Isótonos - São átomos de diferentes números de prótons e de massa, mas que possuem mesmo número de nêutrons.
Isótopos: são átomos pertencentes ao mesmo elemento químico, ou seja, possuem o mesmo número atômico (Z), ou a mesma quantidade de prótons, mas se diferenciam pelo número de massa (A). Isóbaros: são átomos de diferentes elementos químicos que possuem o mesmo número de massa (A), mas diferentes números atômicos (Z).
Explicação: Isótopos, são átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa. ... 6 C¹4 (carbono-14): traços (abundância na natureza) - possui seis prótons e oito nêutrons no núcleo.
na química, isótonos são átomos que diferem no número atômico (número de prótons) e no número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons. Exemplo: O Boro e o Carbono apresentam, cada um, 6 nêutrons: Boro: Z=5 e A=11 contém 5 prótons e 6 neutrons.
Em química, isótonos são átomos que diferem no número atômico (número de prótons) e no número de massa, porém apresentam o mesmo número de nêutrons. Exemplo: O Boro e o Carbono apresentam, cada um, 6 nêutrons: Boro: Z=5 e A=11 contém 5 prótons e 6 neutrons.
Resposta: O número da massa do Ca é 40. Explicação: A fórmula para se fazer esse cálculo é A= Z + N. A= Massa do átomo. Z= Número atômico, ou conhecido também como número de prótons.
26
Fe
26
Apesar de ser o quarto elemento mais abundante na crosta terrestre, não se encontra o ferro isolado na natureza, mas somente em minérios, sendo que os principais são: hematita (Fe2O3 – imagem abaixo), magnetita (Fe3O4), siderita (FeCO3), limonita (Fe2O3. ... A partir desses minérios, é possível produzir o metal ferro.
O ferro, atualmente, é utilizado extensivamente para a produção de aço, liga metálica para a produção de ferramentas, máquinas, veículos de transporte (automóveis, navios, etc), como elemento estrutural de pontes, edifícios, e uma infinidade de outras aplicações.
A extração do minério de ferro consiste na retirada do minério do solo e possui diferentes etapas. A escavação pode ser feita a partir de minas subterrâneas ou minas a céu aberto, dependendo da localização e forma do depósito mineral.
O organismo humano armazena Ferro em alguns locais, como fígado, baço, medula e no músculo (na forma de mioglobina). Uma dessas formas de armazenamento no organismo é a ferritina, uma proteína de reserva presente em alguns órgãos que pode indicar, quando baixa, uma anemia em formação.
Ferro armazenado: cerca de 20% do ferro do organismo está armazenado como ferritina. Essa ferritina é um composto de proteína e ferro, estando presente principalmente no fígado, baço e medula óssea.
O ferro apresenta variadas funções no organismo, destacando-se a sua participação na composição da hemoglobina, um pigmento encontrado nas hemácias e responsável pelo transporte de oxigênio. Esse mineral também é importante para a síntese de DNA e para o metabolismo energético.
Como explicaram a pediatra Ana Escobar e a nutricionista Tânia Rodrigues no Bem Estar desta quarta-feira (23), o ferro é importante para a saúde porque, além de prevenir a anemia, funciona também como um combustível para que a hemoglobina, célula do sangue, transporte o oxigênio para todo o corpo.