O crânio é um invólucro de tecidos mais ou menos rígidos que, nos animais do clã Craniata (a que pertencem os vertebrados e outros de filogenia próxima), envolve o cérebro, os órgãos do olfacto, da visão, o ouvido interno e serve de suporte a certos órgãos internos dos sistema respiratório e sistema digestivo (ex.: ...
O crânio humano pode ser dividido em duas partes: o neurocrânio, que forma uma caixa protetora do cérebro, e o esqueleto facial ou esplancnocrânio. O neurocrânio corresponde à parte superior e posterior do crânio que apoia as estruturas da face e protege o cérebro.
Articulação Temporomandibular É uma sinovial condilar que combina gínglimo e plana. Ocorre entre a cavidade glenóide do osso temporal e côndilo da mandíbula sendo interpostos por um menisco interarticular.
Verificado por especialistas O único osso móvel do cranio é a mandíbula, justamente para mastigar o alimento, chocando os dentes inferiores com os superiores, que estão na maxila, que é um osso fixo do cranio.
Alguns de seus ossos são os maxilares, zigomáticos, os ossos nasais, além da caixa craniana e a mandíbula. A mandíbula é o único osso móvel da face e serve para a mastigação de alimentos que serão direcionados ao sistema digestivo.