O conceito de socialização, na tradição de Durkheim, possui um caráter coercitivo. Todas as pessoas que nascem em sociedade são submetidas a esse processo educativo de tornar-se alguém dentro de seu grupo. Isso mostra um aspecto normativo na teoria a respeito da socialização.
Segundo o autor, o Estado “concentra e expressa a vida social” e teria uma função moral a desempenhar: ele deveria assegurar o desenvolvimento de cada indivíduo, organizando seu ideário de vida. ...
Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.
Isso parece indicar uma questão fundamental: existe, primordialmente, uma sociologia política em Durkheim. Seu objeto central é o Estado. Por isso Durkheim chega mesmo a afirmar que o Estado, às vezes mesmo contra os grupos sociais aos quais ele vê-se ligado, deve promover e proteger o indivíduo.
De forma sintética, podemos dizer que a Sociologia Política é uma área do conhecimento científico que estuda os fenômenos políticos utilizando as teorias e metodologias típicas da pesquisa sociológica. ... Para alguns teóricos, a política se resume a disputa de indivíduos e grupos pelo controle do Estado.
O Grupo Sociedade e Políticas Públicas dedica-se a investigações no campo da sociologia política analisando as relações entre Estado e sociedade envolvidas na formulação e implementação de políticas públicas, sobretudo as políticas sociais.
A sociologia pode nos ajudar a entender as causas e tensões subjacentes. Contribui para tornar bons cidadãos e encontrar soluções para os problemas da comunidade. Acrescenta ao conhecimento da sociedade. Ajuda o indivíduo a encontrar sua relação com a sociedade.
A partir disso a Sociologia ajuda o Serviço Social a explicar todo as problemas que existem na sociedade, de forma que ensina a ser um bom cidadão cumprindo com seu dever e brigando por seus direitos.
A Sociologia que estuda cientificamente os padrões e comportamentos da sociedade pode ajudar a solucionar os conflitos sociais atuais se for levada mais a sério. Se derem espaço à sociologia e não à política populista que sempre leva vantagem, pois garante voto.
A Sociologia nos auxilia a fazermos reflexões como sujeitos pertencentes a um mundo social o qual nos constrói socialmente e ao mesmo tempo é construído por nós. ... Tal padrão condiciona boa parte das escolhas dos indivíduos criando teias sociais que vão “amarando o indivíduo”.
4) Quando olhamos para a sociedade e fazermos determinados questionamentos, encontramos respostas que revelam aspectos que a princípio não eram evidentes. Um dos objetivos da sociologia é desenvolver .