Como você viu anteriormente, a limpeza urbana não está associada apenas à varrição de ruas. O serviço é uma das diversas ações de manutenção da limpeza pública. Isso inclui parques e praças, capinação de ruas, podas de árvores e até mesmo a limpeza de bueiros.
Evite colocar o lixo na rua fora dos dias de coleta ou em terrenos baldios. Com algumas atitudes simples podemos contribuir para limpeza de nossa rua, bairro e cidade. Ao varrer a sua calçada, cuidado para não jogar folhas e detritos nos bueiros.
É dever do município: coletar, transportar e dar destinação ao lixo doméstico; limpar e recolher o lixo de logradouros e vias públicas.
O recolhimento do lixo doméstico é uma obrigação das prefeituras, que tem muitas outras. “Nessa lei fica estipulado que o gerador do resíduo é o responsável pelo resíduo. Tanto da sua coleta quanto pelo tratamento e disposição final.
Coleta Seletiva | Secretaria Municipal de Subprefeituras | Prefeitura da Cidade de São Paulo.
Art. 2º É proibido jogar lixo de qualquer natureza em praias, rodovias, rios, ruas, praças e logradouros públicos, observados os dispostos na lei nº 12.
Ela pode chegar ao rio da sua cidade. Quando chove, a água transporta esses resíduos até as galerias pluviais, responsáveis por levar a água da chuva até os rios, córregos etc. ... Além disso, o lixo pode entupir as galerias pluviais, acarretando grandes problemas de saneamento, infraestrutura, enchentes e saúde pública.
Muitas pessoas jogam o lixo produzido em qualquer lugar, nas ruas, nos parques, nos lagos. Isso é um grande problema pois polui o nosso planeta, provocando uma série de eventos ruins para a natureza e para o próprio ser humano.
O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. Outro agravante é a proliferação de doenças como diarreia, amebíase, parasitose, entre outras.