Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc. As rochas extrusivas formam-se na superfície da Terra, a partir da lava que, ao ser expelida, esfria com rapidez, produzindo rochas com granulação fina. Exemplos: riolito, basalto, pedra-pomes, andesito, obsidiana.
Basalto é uma rocha ígnea vulcânica ou extrusiva, escura e muito finamente cristalina. É o principal constituinte da crosta oceânica. ... Plagioclásio e piroxênio são os minerais essenciais do basalto, que também pode conter olivina. Por isso, o basalto é considerado uma rocha máfica, ou seja, uma rocha escura.
Resposta. As rochas ígneas ou magmáticas originam-se da solidificação do magma. As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma.
Segue abaixo alguns exemplos de rochas magmáticas:
Entre os tipos de rochas magmáticas estão:
Também chamadas de Rochas magmáticas, as Rochas ígneas caracterizam-se por serem formadas a partir da cristalização do magma gerado no núcleo da Terra e pela riqueza em minerais.
ígneas são as provenientes do resfriamento do magma nos mantos abaixo da terra, já as sedimentares são de sedimentos trazidos por agentes externos como água e vento, acumulados. já as metamórficas, são de alterações dessas rochas anteriormente citadas, por alterações de temperatura e pressão.
São exemplos, respectivamente, de rochas magmáticas, sedimentares e metamórficas:
rochas sedimentares
Muitos tipos de rochas sedimentares são utilizados na construção civil, por exemplo:
Os principais exemplos de rochas metamórficas são: o gnaisse, formado a partir do granito (rocha ígnea); a ardósia, formada a partir do xisto (rocha metamórfica), e o mármore, formado a partir do calcário (rocha sedimentar).
Rochas metamórficas são rochas que resultam da transformação da rocha original, o protólito. ... Alguns exemplos de rochas metamórficas são o gnaisse, a ardósia,o mármore, o xisto, e o quartzito.
As rochas metamórficas se originam pela transformação de rochas sedimentares ou magmáticas que passam por uma grande pressão e altas temperaturas. ... Como exemplos de rochas metamórficas, podemos citar a ardósia, o quartzito e o mármore, que é o resultado da transformação do calcário.
Rocha metamórfica é um tipo de rocha derivado da metamorfose (transformação) de rochas magmáticas ou sedimentares que sofrem modificação em sua composição atômica, devido à influência das diferentes condições do ambiente em que estão inseridas em comparação aos locais onde foram originalmente formadas.
Muitas rochas metamórficas se formam quando rochas de outro tipo são submetidas a intensas pressões ou elevadas temperaturas. Quando, por exemplo, por mudanças ocorridas na crosta, uma rocha magmática é empurrada para regiões mais profundas e de maior pressão e temperatura, alterando a organização dos minerais.
As rochas metamórficas são formadas pela transformação de outras rochas em condições específicas de temperatura e pressão. As rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de outras rochas já existentes.
A rocha metamórfica se forma quando uma rocha magmática ou sedimentar é submetida a pressões intensas ou temperaturas elevadas, sofrendo assim, modificações na sua composição atômica, dando origem a outras rochas.
Resposta. Quando o magma chega à superfície terrestre em forma de lava, acontece seu resfriamento, formando assim as rochas magmáticas. O granito e o basalto são tipos de rochas magmáticas.
Magmáticas. Originam-se da solidificação do magma no interior da crosta terrestre ou quando a lava sai do manto, através de uma erupção vulcânica. ... Já quando o processo de formação da rocha magmática se dá pelo resfriamento rápido da lava expelida de um vulcão, é chamado de extrusão.
As rochas sedimentares são formações naturais resultantes da consolidação de fragmentos de outras rochas (chamados de sedimentos) ou da precipitação de minerais salinos dissolvidos em ambientes aquáticos.
Sedimentação é o processo de desgaste das rochas e dos solos, ocasionada a partir dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. Esse processo é responsável pela transformação das rochas ígneas e metamórficas em rochas sedimentares.
As rochas ígneas são o resultado da solidificação do magma – por isso, as vezes chamadas de rochas magmáticas. São formadas em altas temperaturas no interior da crosta terrestre em profundidades variadas. As altas temperaturas tem papel fundamental na formação das rochas ígneas.
A areia surge da erosão de rochas sedimentares. Os sedimentos rochosos são pedaços menores de rochas, até mesmo a poeira um dia já foi uma rocha, assim como o barro, a areia e as pedras, como é visível em minas de areia, fundos de rios, entre outros, onde a rocha sendo destruída.
A areia é composta por um conjunto de partículas que se forma a partir da erosão das rochas. A areia é composta por um conjunto de partículas de rochas degradadas. A Geologia define areia como a fração granulométrica de solos ou sedimentos com tamanhos entre 0,06 e 2 mm.
Arenito ou grés é uma rocha sedimentar que resulta da compactação e litificação de um material granular da dimensão das areias. O arenito é composto normalmente por quartzo, mas pode ter quantidades apreciáveis de feldspatos, micas e/ou impurezas.
Formação do calcário Os calcários, na maioria das vezes, são formados pelo acúmulo de organismos inferiores (por exemplo, cianobactérias) ou precipitação de carbonato de cálcio na forma de bicarbonato, principalmente em meio marinho.