As etapas, execução e controle da produção, são comandados por um órgão auxiliar denominado planejamento e controle da produção (PCP). Este órgão dita normas às linhas de fabricação, visando a um fluxo ordenado e contínuo do processo produtivo. ... O planejamento é dividido em quatro fases.
Etapas de Produção
Tipos de processos de manufatura
- PROCESSO DE CONTROLE: É constituído de quatro etapas: estabelecimento de objetivos ou padrões, avaliação do desempenho, comparação do desempenho com os padrões e ação corretiva para corrigir desvios ou erros.
Existem diversos Tipos de Controle, entre eles estão:
Para ele, essas decisões são agrupadas em cinco processos distintos e inter-relacionados: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar. Hoje, é comum condensar as funções administrativas em apenas quatro: planejamento, organização, direção e controle.
O controle pode ser aplicado a diferentes níveis organizacionais. Como a organização se divide nos níveis estratégico, tático e operacional e para cada um destes níveis existem atividades e processos que devem ser monitorados e avaliados, podemos distinguir três níveis de controle: estratégico, tático e operacional.
Direção no nível departamental: abrange a gerência e departamentos e corresponde ao nível tático; Direção ao nível operacional: abrange um grupo de pessoas ou tarefas e corresponde ao nível operacional (nível de base do organograma);
7-Quais são os níveis existentes na organização? ... Nível institucional: composto dos dirigentes e diretores da organização. Nível intermediário: ou nível de meio campo, composto por gerentes. Nível operacional: composto dos supervisores que administram a execução das tarefas e operações da empresa.
O que é Nível hierárquico: O nível hierárquico representa uma ordem que coloca as pessoas ou atividades em ordem de subordinação umas em relação às outras. O conceito de nível hierárquico também pode ser aplicado em outras áreas mais amplas e complexas, como é o caso da hierarquia das leis, urbana, entre outras.
adjetivo Relativo ou pertencente à hierarquia, à classificação que se baseia na relação entre superiores e dependentes: poder hierárquico.
Cada grau representa o período ininterrupto de um (1) a cinco (5) anos de serviços prestados. AUXILIAR – nível escolar fundamental completo, mais experiência mínima de 6 (seis) meses na área. ASSISTENTE - nível escolar médio completo, ou médio técnico completo, mais experiência mínima de 6 (seis) meses na área.
Operacional. Esse nível hierárquico é formado por chefes de equipe e supervisores. O Administrador Operacional tem o papel de extrair o máximo das habilidades do colaborador, por meio de ferramentas administrativas oferecidas.
O planejamento operacional é de onde saem as ações e metas traçadas pelo nível tático para atingir os objetivos das decisões estratégicas. Neste planejamento os envolvidos são aqueles que executam as ações que são aplicadas em curto prazo, geralmente no período de 3 a 6 meses.
O setor operacional é aquele que lida com o fazer da empresa. Isso inclui diversas atividades de acordo com o tipo de negócio. Alguns exemplos são a produção, logística, gestão de recursos materiais e vendas. Dessa maneira, ele é o que dá a forma final ao produto ou serviço até a entrega ao cliente.
Nível Operacional - se localiza na base desta pirâmide e é o ponto mais baixo desta hierarquia. Nele se concentra a maior quantidade de colaboradores dentro da organização e o seu foco é trabalhar em grupo, em curto prazo e em tarefas específicas.
Se os indicadores estratégicos servem para medir o atingimento de metas macro, na definição de indicadores táticos são apontadas métricas para determinar se as ações traçadas por cada área estão contribuindo para que objetivos maiores sejam alcançados. Via de regra estão atrelados a metas gerenciais e de médio prazo.
No contexto das organizações, são três os níveis de planejamento, isto é, planejamento estratégico, tático e operacional. O primeiro (estratégico) refere-se àquele conduzido pela cúpula da empresa, ou seja, por seus diretores.
Normalmente as decisões do planejamento tático são tomadas por gerentes. Uma característica deste planejamento é o tempo que as ações são aplicadas, geralmente no período de 1 a 3 anos, ou seja, médio prazo. E nesta etapa que os planos começam a ser mais detalhados, sendo a decomposição do planejamento estratégico.
Então, o seu perfil pode ser considerado tático. O profissional tático apresenta um bom conhecimento da missão, dos valores e dos objetivos gerais da empresa. Enxerga quais são as responsabilidades do seu setor para que as metas propostas sejam atingidas e tem capacidade de organização para planejar ações práticas.
O planejamento tático ou plano tático é o planejamento realizado no nível intermediário da organização, e tem por finalidade otimizar áreas e departamentos da organização, trabalhando com decomposições dos objetivos e políticas estabelecidas no planejamento estratégico.
Geralmente, o planejamento tático é projetado a médio prazo e abrange cada unidade da organização, ele traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa.
Uma das principais diferenças do Planejamento Estratégico para o Planejamento Tático é que o primeiro é voltado para a organização com um todo, já o segundo é orientado as áreas e departamentos da empresa, sendo o detalhamento com os meios para atingir os objetivos e metas da organização.
O planejamento tático é o responsável por traduzir isso aos departamentos, com medidas mais específicas de como alcançar os objetivos definidos. Através do plano tático, cria-se ações práticas de serem aplicadas, comumente aliadas a definição de metas mais específicas.