Já que o trabalhador possui as mãos como parte do corpo que está mais exposta a riscos e acidentes, os EPIs mais utilizados são os de proteção para mãos e membros superiores. Luvas, mangas, braçadeiras e dedeiras são os melhores e mais utilizados exemplos de EPIs para os membros superiores.
Máscara de proteção respiratória (por exemplo N. 95)
Relação de EPIs para Enfermeiros na Pandemia
Os itens obrigatórios para os colaboradores de laboratórios de análises clínicas são jalecos, luvas, máscaras ou respiradores, óculos de segurança ou protetores faciais. Se houver ruídos além dos níveis permitidos, deve ter também protetores de ouvido para trabalhos muito demorados.
Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na Norma Regulamentadora 6 (NR 6), da Portaria 3.
Nesses ambientes, é fundamental contar com equipamentos de proteção individual (EPIs) para proteger os funcionários durante a jornada de trabalho. O EPI é um dispositivo de uso individual que protege o usuário dos riscos capazes de ameaçar sua segurança ou saúde.
Equipamentos de proteção coletiva
O equipamento de proteção individual (EPI) deve ser usado quando se prevê uma exposição a material biológico e a produtos químicos tóxicos. Tem por objetivo a proteção do funcionário, podendo também ser utilizado na proteção do paciente ou de materiais que se esteja manipulando e se deseje garantir a não contaminação.
O uso de EPIs aliado às medidas de proteção coletivas são essenciais na prevenção de acidentes e patologias ocupacionais, sobretudo na equipe de enfermagem, uma vez que, se enquadra no grupo de maior exposição aos riscos ocupacionais devido ao contato direto com o paciente, com agulhas e diferentes tipos de perfuro ...
O que diz a NR-32 sobre EPIs de Enfermagem É proibido movimentação de cilindros de gases sem EPIs adequados; Devem ser elaborados manuais de procedimentos relativos à limpeza, descontaminação e desinfecção de todas as áreas, incluindo superfícies, instalações, equipamentos, mobiliário, vestimentas, EPI e materiais.
160) Tipos de EPI mais utilizados e prazo de duração previsto
Abaixo listamos os principais riscos inerentes ao exercício da enfermagem e as ações que devem ser realizadas para preveni-los: Riscos Físicos – ruídos, vibrações, radiações, extremos de temperatura, pressões anormais, umidade, iluminação inadequada, falta de sinalização adequada, espaço físico inapropriado.
A NR 32 tem a importante missão de manter a integridade e a segurança dos trabalhadores que atuam na área da saúde. ... Em relação às medidas de proteção, os empregadores da área da saúde devem prezar por um ambiente agradável para que seus funcionários possam usar produtos químicos de forma correta e segura.
Os óculos de proteção precisam ser utilizados quando há risco de excreções ou secreções respingarem no colaborador. Assim, esse EPI hospitalar protege os olhos de componentes químicos, entre outros. É importante utilizar óculos hospitalares que realmente sejam confeccionados de acordo com as normas vigentes.
Entretanto, esse dispositivo é muito mais do que um simples acessório, pois ele protege uma das áreas mais sensíveis do corpo: os olhos. Dessa forma, os óculos de segurança têm um papel fundamental em diversas atividades profissionais, já que auxiliam a prevenir acidentes e doenças ocupacionais.
Sempre usar óculos em perfeito estado e sem partes soltas. As lentes não devem estar arranhadas, trincadas ou sujas. 3. Sempre escolher óculos de lentes com tratamento anti-risco, pois ele garante uma vida útil muito mais longa aos óculos e protegem o usuário de utilizar lentes arranhadas que podem afetar sua visão.
Os óculos de proteção são um dos vários EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) e servem para barrar elementos agressivos e seus efeitos na região dos olhos.
Os óculos são dispositivos ópticos utilizados para a compensação de ametropias, e/ou proteção dos olhos, ou ainda por motivos estéticos, utilizados na parte superior da face, próximos aos olhos, mas sem entrar em contacto físico com estes, constituídos geralmente por duas lentes oftálmicas e uma armação.
Os óculos de sol além de ser um acessório, eles protegem os olhos dos raios UV e de fatores climáticos como o vento. Já os óculos de grau além de corrigir sua visão, ele previne a dor de cabeça e mal estar decorrentes de esforço visual, com a leitura.
Quem deve fornecer o EPI e em que condições? A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, o EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento.
Quem é responsável por fornecer o EPI? Segundo consta no item 6.
Caso aconteça algum acidente de trabalho em que o colaborador não estiver utilizando o devido EPI, além de multas, a empresa será obrigada a indenizar o funcionário, em alguns casos, também será obrigada a pagar um adicional de insalubridade de 40% do salário do funcionário, por todo o período que ele trabalhou, ...
Desta forma, o empregador fica responsável pela higienização e manutenção dos equipamentos que estão sob responsabilidade do empregado, sendo que também cabe ao empregado a guarda e conservação dos seus equipamentos, devendo ser treinado pelo empregador quanto a boa prática desses cuidados.
O empregador tem o dever de fornecer os equipamentos de proteção individual ao trabalhador, com intuito de neutralizar os agentes nocivos em atividades que possam ocasionar algum risco à saúde do mesmo.
Seconci-SP orienta sobre higienização de EPI
Responsabilidades da empresa Fornecer apenas EPIs aprovados pelo órgão competente; Orientar e treinar os colaboradores sobre o uso adequado, como guardar e como conservar o EPI; Em caso de dano, substituir imediatamente o EPI por um novo; Higienizar e fazer manutenção periódica dos equipamentos etc.