Custos de Controle são aqueles incorridos durante o processo produtivo onde o objetivo é detectar anomalias no processo o quanto antes e alinhar as atividades de forma a garantir a qualidade do produto final.
Segundo JURAN (1988), os custos para se obter um determinado nível da qualidade podem ser divididos em custos evitáveis e custos inevitáveis. Os custos inevitáveis são associados à prevenção e avaliação (custos de desenvolvimento de fornecedores, de inspeção, de controle do processo, de revisão do projeto, etc).
O Custo da Qualidade inclui todos os custos associados à qualidade de um produto de custos preventivos destinados a reduzir ou eliminar falhas, custos de controles de processo para manter os níveis de qualidade e os custos relacionados a falhas internas e externas.
Custos evitáveis são aqueles que deixarão de existir se o produto (ou o Departamento) for eliminado. Exemplos: Os custos de matérias-primas empregadas no produto; ... O custo de depreciação dos equipamentos específicos.
Custo da qualidade é a soma dos custos envolvidos no processo para se atingir os padrões de qualidade pré estabelecidos no projeto do produto ou serviço.
Os custos da não qualidade estão relacionados a falhas internas, refugos, retrabalhos, ações corretivas, erros de projetos, falhas na produção, acabamentos mal feitos, desperdícios, maus planejamentos e entre outros.
Os custos das falhas internas representam os custos dos defeitos que são detectados antes que o produto chegue ao cliente. ... Para reduzir o custo com as falhas, Juran propõe o aumento de esforços com avaliação e prevenção. Os custos de avaliação e prevenção devem ser aumentados até atingir o custo mínimo de qualidade.
Os custos de prevenção e de avaliação (custo da conformidade) incluem custos de planejamento da qualidade, controle da qualidade (CQ) e garantia da qualidade para assegurar a conformidade com os requisitos (ou seja, treinamento, sistemas de CQ, etc.).
Custos de conformidade e de não conformidade Os custos de conformidade são aqueles associados à elaboração e à entrega de bens e serviços segundo as especificações de qualidade estipuladas previamente. ... Outra maneira de se denominar os “custos de não conformidade” é conhecido como.
A definição de Gestão da Qualidade Total (TQM) é uma abordagem de gestão para o sucesso a longo prazo por meio da satisfação do cliente. Em um esforço TQM, todos os membros de uma organização participam da melhoria dos processos, produtos, serviços e da cultura em que trabalham.
2 Qual da categorias de custos que se reduz drasticamente à medida que as não-conformidades tendem a zero? Justifique sua reposta. Resposta: Custo de falhas (internas + externas), na medida em que inexistindo não-conformidades essas falhas serão minimizadas, ocasionando, portanto, decréscimo na categoria falhas.
Como vantagens da avaliação dos custos da qualidade, podemos citar: - Possibilitam saber quanto custa para uma organização o controle dos custos do que se produz - Reduzem os índices de erros - Reduzem a repetição de trabalhos e o desperdício - Reduzem as falhas no uso e os custos de garantia - Reduzem a insatisfação ...
Menos custos de produção, mais lucratividade e competitividade no mercado, além de produtos e serviços de primeira qualidade, são a chave para qualquer empreendimento bem-sucedido. Dessa maneira, os riscos de algo não sair como o planejado e comprometer a saúde financeira da sua empresa são bem menores.
Já os indicadores de qualidade, medem a qualidade dos produtos, serviços e processos da empresa. Ao contrário do indicador de produtividade, que tem por finalidade a eficiência na produção e nos processos, a qualidade pode abranger mais aspectos, como fazer sempre o melhor processo possível.
A ISO 9001 é a responsável pelo sistema de gestão de qualidade. Ela é o fundamento para a otimização dos processos de funcionamento das organizações. Quando se trata de redução de custos e melhorias, é previsto que o SGQ auxilie o gestor a localizar e retificar processos ineficientes dentro da empresa.
O uso de materiais do escritório, otimização do consumo de energia elétrica são exemplos que podem reduzir os gastos de sua empresa. Para ajudar a controlar ainda mais esses recursos, você pode começar com uma planilha para controle de gastos também ajuda.
Dicas para Redução de Custos e Despesas
Conheça a seguir 5 dicas para você reduzir os custos de sua empresa sem prejudicar seu crescimento.
Confira nossas 8 dicas para reduzir custos em pequenas empresas a seguir!
Confira a seguir!
Veja abaixo 6 práticas pare reduzir custos fixos.
Quais são as melhores alternativas para reduzir custos?
7 estratégias eficazes para reduzir custos e aumentar a produtividade da sua operação intralogística