“Conta” na linguagem de contabilidade é o nome técnico que identifica cada registro de movimentação financeira. Ou seja, não precisa necessariamente envolver um cálculo. As contas se dividem basicamente em dois tipos: patrimoniais e de resultado.
Um ativo intangível deve ser reconhecido apenas se:
Tecnicamente, Teste de Impairment trata da redução do valor recuperável de ativos. Na prática, significa que empresas deverão periodicamente avaliar os ativos que geram resultados antes de contabilizá-los no BP. O teste atende às Normas Contábeis Brasileiras (CPC 01).
Marcas e Patentes são classificadas como Ativos Intangíveis e são difíceis de ser medidos ou contabilizados devido à dificuldade em medir seus valores e estimar a sua vida útil. Trata-se, portanto de Ativos não monetários e incorpóreos (CPC 04). Eles possuem valor econômico, mas não tem existência física.
Para calcular a amortização, é preciso subtrair qualquer valor residual (ou seja, o valor de revenda) a partir do valor base do seu ativo intangível (ou seja, o que você pagou por ele). Divida esse número pelo tempo (por exemplo, meses ou anos) remanescente em sua vida útil.
A importância dessa avaliação de ativos intangíveis reside, principalmente, no fato de que ela pode ser aplicada a uma série de situações vividas pela empresa. ... Não menos importante, a avaliação deve ser realizada no período anterior à venda de uma empresa, de modo a identificar o valor justo do negócio.
Tangível e intangível são, linguisticamente, termos que se referem a elementos que podem ou não ser tocados. Um carro ou uma camisa, por exemplo, são tangíveis, enquanto um plano de negócios, embora possa ser documentado, tem existência incorpórea – logo, intangível.
Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.