Os linfócitos T reguladores suprimem a resposta imune, impedindo a ativação de linfócitos T ou bloqueando sua função efetora. Um dos mecanismos é a inibição da coestimulação necessária para a ativação do linfócito T, no momento da apresentação de antígeno pelas células apresentadoras de antígenos (APC).
Células T reguladoras participam na prevenção de doenças auto-imunes e outras dermatoses. ... A subpopulação Treg CD4+CD25+highFoxp3+ se desenvolve no timo, pode ser induzida na periferia durante o curso de uma resposta imune normal e utiliza um repertório de células T tendencioso contra auto-antígenos.
Linfócitos T e B durante o desenvolvimento encontram antígenos próprios e tais células realizam deleção clonal através de um processo conhecido como apoptose ou morte celular programada. Por exemplo, células T que se desenvolvem no timo inicialmente não expressam nem CD4 nem CD8.
As células do sistema imunológico são extremamente organizadas, tendo cada uma sua função específica. Se o organismo entrar em contato com qualquer agente infeccioso, ele desenvolverá linfócitos especiais, que são chamados de células da memória, capazes de reconhecer esse agente infeccioso.
Anticorpos são glicoproteínas, também chamadas de imunoglobulinas, que possuem como principal função garantir a defesa do organismo.