→ Exemplos de alelos letais Se os alelos para acondroplasia, que são dominantes, aparecerem em homozigose, o embrião morrerá antes mesmo do nascimento. Se o alelo aparecer em dose simples, ocorrerá o nanismo. Podemos citar ainda a fibrose cística, que é causada por um gene autossômico recessivo.
Alelos letais são genes que podem levar o portador à morte. Esses alelos podem ser dominantes ou recessivos, devendo, nesse último caso, aparecer em homozigose.
Gene letal é um gene que, quando presente, provoca a morte pré ou pós nascimento, ou produz uma deformidade tão grave que levará o indivíduo à morte.
Alelos letais são genes que podem levar seu portador à morte. ... Denominamos de alelos letais os genes que causam a morte de seu portador. Ex: Existem diversos casos de alelos que, em homozigose, causam a morte do indivíduo, inclusive na espécie humana.
A diferença entre genótipo e fenótipo está no fato de que o genótipo refere-se aos genes, e o fenótipo, às características físicas, morfológicas e comportamentais. Alguns termos em Genética são extremamente importantes para a compreensão dessa disciplina.
A expressividade variável de um determinado fenótipo refere-se à existência de uma variação fenotípica anormalmente grande entre indivíduos com o mesmo genótipo. Certos genótipos são exageradamente susceptíveis às influências ambientais manifestando-se numa gama extremamente dilatada de expressões fenotípicas.
Penetrância completa: quando, em relação a determinado gene, todos os indivíduos portadores de um genótipo manifestam o fenótipo correspondente. Penetrância incompleta: quando a presença do genótipo não determina o fenótipo correspondente em todos os indivíduos portadores.
Verá que expressividade ou norma de reação é quando a manifestação do genótipo gera fenótipos graduais. A penetrância está relacionada ao percentual da população que manifesta um certo fenótipo determinado pela presença de um gene. Já a pleiotropia é a capacidade de um alelo determinar mais de uma característica.
Quando um alelo expressa sempre um único tipo de fenótipo, de fácil reconhecimento, este alelo possui: a) Expressividade uniforme.
Penetrância e expressividade É definida como a porcentagem de pessoas com o gene e que desenvolvem o fenótipo correspondente ( Herança limitada ao sexo).
Fenótipo é um importante conceito adotado em Genética e costuma ser definido como o conjunto de características observáveis de um organismo.
O quadro de Punnett, criado por Reginald Punnett, é uma espécie de diagrama que permite determinar as frequências esperadas de um genótipo para um cruzamento.
O quadro é uma espécie de diagrama onde separamos os gametas de um genitor em uma linha e os do outro em uma coluna e fazemos a combinação de linhas e colunas a fim de observar os possíveis descendentes. Em cada quadradinho dos descendentes estaremos representando um possível cruzamento de um óvulo e um espermatozoide.
O cruzamento teste se faz desta maneira: pegamos um par de genes da caracteristica ( vamos fazer com AA (albinismo) ). e cruzar com um individuo homozigoto (homo = um ou igual zigoto = alelo). Aa x aa.
Para calcular o número total de genes em um cruzamento deste tipo de herança, pode-se utilizar a fórmula: 1/2n , observando os indivíduos da F2, sendo “n” o número de indivíduos de fenótipo parental. Ex: 1/64 = 1/26 = 6 genes = 3 pares de genes.
Para determinar o número de fenótipos na herança quantitativa, precisamos saber o número de pares de alelos, que é representado pela letra n. O número de fenótipos será sempre igual a n + 1. Por exemplo, se em uma herança quantitativa existirem 5 genes, então neste caso o número de fenótipos será igual a 6.
Quando se deseja calcular o número de gametas que um indivíduo produz, utiliza-se a fórmula 2 elevado a n, em que n representa o número de pares de genes híbridos (heterozigóticos) existentes no genótipo.
Durante a meiose, na separação dos genes de um diíbrido (2 pares de caracteres), 4 tipos de gametas são formados. Os gametas que têm o gene V precisam ter os genes R e r, então metade dos gametas V são VR e metade Vr. O mesmo ocorre para gametas com o gene v.
Como tirar gametas? Para determinar os gametas de um determinado indivíduo, combine de todas as formas possíveis os genes de um caráter com os genes do outro caráter que está sendo analisado em conjunto. n = número de heterozigotos ou híbridos existentes no genótipo.
O individuo de genótipo AABbCcDDee fornece 4 tipos de gametas.
Os gametas são células reprodutivas formadas por meiose. Se um individuo é Aa, seus gametas só poderão ser A ou a.
A partir do genótipo AaBb, é possível a formação de quatro tipos de gametas: AB, Ab, aB e ab, enquanto a partir do genótipo aaBB forma-se apenas um tipo de gameta: aB; já o indi- víduo com genótipo aaBb forma dois tipos diferentes de gametas em proporções iguais: 50% aB e 50% ab.
Gametas são células haploides, e como já foi dito por Mendel, as características genéticas são segregadas durante a formação dos gametas e voltam a ser unir na fecundação. Logo, gametas de indivíduos AA, Aa e aa não irão transmitir dois alelos cada, apenas um. Os indivíduos AA irão entregar apenas A.
Se os indivíduos com alelos "AA" e Aa" se reproduzirem, só poderão produzir gametas A ou A e a, respectivamente. Sendo assim, a característica recessiva não irá ser expressada na próxima geração, pois a prole só poderá ter alelos "AA" ou "Aa".
De acordo com a Primeira e a Segunda Leis de Mendel:
Na espécie humana, os gametas são o ovócito secundário ou óvulo (gameta feminino) e espermatozoide (gameta masculino): Ovócito secundário ou óvulo: célula grande, imóvel com a presença de material nutritivo.
Gametas são as células responsáveis pela reprodução sexuada. Elas também são chamadas de células sexuais e fundem-se no processo de fecundação para produzir o zigoto, que, por sua vez, origina o embrião, gerando um novo ser.
Para compreender como ocorre a reprodução humana é preciso saber como dois importantes integrantes desse processo são formados: o gameta masculino (espermatozoide) e o gameta feminino (óvulo). Ambos são originados durante a gametogênese.
Resposta. Os homens produzem mais .