Uma sílaba é composta opcionalmente por consoantes (C) e obrigatoriamente por vogais (V). Desse modo, há sílabas compostas somente por vogais, como a sílaba inicial (a) na palavra abelha, mas não há sílabas constituídas apenas por consoantes.
SEPARAR EM SÍLABAS
Ter uma, e apenas uma, vogal é condição sine qua non da sílaba já que ela é definida pela vogal. Todas outras letras da sílaba são acessórias à vogal e apenas à complementam. O ponto mais confuso são os encontros vocálicos.
Em cada sílaba há uma e apenas uma vogal. As sílabas formam os vocábulos. Formados por apenas uma sílaba. Exemplo: meu, é, bem, do, lá.
Classificação das Palavras quanto ao Número de Sílabas 1) Monossílabas: possuem apenas uma sílaba. 2) Dissílabas: possuem duas sílabas. 3) Trissílabas: possuem três sílabas. 4) Polissílabas: possuem quatro ou mais sílabas.
O alfabeto oficial da língua portuguesa é composto por vinte e seis letras, que se encontram divididas em vogais e consoantes. Tradicionalmente, havia apenas cinco vogais na língua portuguesa (a e i o u) e dezoito consoantes.
Finalmente, concluímos que a Linguística define palavra como uma unidade que pode ser usada como resposta mínima e ocupar várias posições sintáticas em uma frase.
O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante. Um conjunto de orações semelhantes denomina-se período.