EQST

O Que Significa Winnicottiana?

O que significa winnicottiana?

A clínica winnicottiana está baseada numa teoria dos distúrbios psíquicos que tem como fundamento a teoria do processo de amadurecimento pessoal do indivíduo. ... a) na idéia de que todo indivíduo humano é dotado de uma tendência inata ao amadurecimento, o que significa, à integração numa unidade.

O que é maturidade para Winnicott?

A teoria do amadurecimento pessoal baseia–se na concepção de que todo indivíduo humano é dotado de uma tendência inata ao amadurecimento, ou dito de outro modo, à integração numa unidade psique–soma. ... Winnicott diz que o amadurecimento começa em algum momento após a concepção e, quando há saúde, não cessa até a morte.

O quê Winnicott pretendia demonstrar com o conceito de mãe suficientemente boa?

Para Winnicott, “não existe saúde para o ser humano que não tenha sido iniciado suficientemente bem pela mãe” (WINNICOTT, 1975, p. 26). Não é necessário que a mãe suficientemente boa seja necessariamente a mãe do bebê, sendo mais importante que seja alguém que oferece uma provisão ambiental suficientemente boa.

O que é objeto transicional Winnicott?

Winnicott (pediatra e psicanalista inglês) definiu o objeto transicional como aquele utilizado pela criança para suportar a ausência materna. Segundo o autor, nos primeiros meses de vida, o bebê não tem consciência de que ele e a mãe são pessoas diferentes.

Quem é Zimerman?

Tornou-se especialista em psiquiatria pela Clínica Pinel em 1964, e dela tornou-se diretor clínico por vários anos. Realizou sua formação psicanalítica no Instituto da Sociedade Psicanalítica de Porto Alegre (SPPA), da qual se tornou membro associado em 1976, efetivo em 1987 e didata em 1990.

O que é preocupação materna primária?

Preocupação materna primária (PMP) é um conceito winnicottiano e se refere ao estado psicológico da mãe no qual sua sensibilidade em relação ao filho torna-se exacerbada. Tem início na gestação e estende-se às primeiras semanas após o parto.

O que é o self para Winnicott?

Segundo Winnicott (1960/1983), o verdadeiro self surge assim que há qualquer organização psíquica na pessoa. Logo, o conceito de verdadeiro self remeteria aos rudimentos - antes de haver uma separação entre interior e exterior - do que posteriormente constitui a realidade interna da criança.

Qual é a função materna?

A Função Materna é considerada pela Psicanálise, como função necessária para a estruturação e desenvolvimento do psiquismo da criança. ... Winnicott (1994) nos diz que a função materna é necessária, bem mesmo antes do nascimento do bebê, através do desejo no qual o casal insere o filho.

O que é o objeto transicional?

O objeto transicional é um mediador entre mãe e filho, eu e não-eu, mundo interno e mundo externo. A mãe suficientemente boa permitirá esse objeto e através dele a criança passará de um estado de ilusão para um estado de desilusão, do relacionar-se com o objeto para o uso do objeto.

Quais são os objetos transicionais?

O pediatra e psicanalista Donald Woods Winnicott definiu os objetos transicionais como aqueles utilizados pelas crianças para suprir a ausência materna. Uma cobertinha, um bichinho, um brinquedo: eles são o elo entre o mundo interno e externo do pequeno, e funcionam como “extensão” do próprio corpo da criança.

Como trabalhamos em grupo?

'Como Trabalhamos Com Grupos' traz a experiência em grupoterapia de profissionais ligados a essa área, os quais abordam o tema de forma abrangente e objetiva, apresentando ao leitor as mais variadas situações em que o trabalho com grupos é utilizado com bons resultados.

O que é holding na psicologia?

O holding é, neste artigo, colocado como a sustentação física e psicológica nos braços e na subjetividade materna, o que favorece a constituição do bebê como unidade; o handling é descrito como o manuseio corporal da criança nas atividades de troca, banho, favorecedor da personalização ou localização do self num corpo ...