São atividades que desenvolvem na criança a percepção de organização (cada um na sua vês), de seqüência, de concentração, enfim inúmeros objetivos podem ser o objetivo da prática dos jogos de estafeta.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação, organiza emoções. ... O brincar desenvolve também a aprendizagem da linguagem e a habilidade motora.
A brincadeira, quanto atividade motora, tem também um papel significativo no desenvolvimento social da criança. A criança se relaciona com outras crianças freqüentemente através das brincadeiras, quanto mais brinca, mais quer estar com outras crianças e desenvolve novas formas de comunicação.
O processo de aprendizagem começa na infância, desde os primeiros dias do bebê, e impacta toda a sua vida. Nesse momento, o processo de aprendizagem acontece em função das interações da criança com o novo ambiente, das experiências trocadas com as pessoas ao seu redor, da observação e do estudo.