Nominal é um adjectivo que permite qualificar aquilo que pertence ou que é relativo ao nome. Este termo (com origem no vocábulo latino nominālis) é geralmente usado para fazer referência àquilo que tem o nome de algo, mas que carece da realidade deste, em parte ou na totalidade.
[ Linguística ] Que deriva de um nome ou da classe nominal (ex.: verbo denominal).
A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.
Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
A Linguagem Verbal é caracterizada pelo uso de palavras, sejam elas pronunciadas ou escritas. Temos também a linguagem não verbal, onde um bom exemplo são os desenhos e fotos. A origem do termo "verbal" vem do latim "verbale", que é proveniente de "verbu", que significa palavra.
O texto é um conjunto de palavras e frases que são passíveis de interpretação e tem como função transmitir uma mensagem. Já o contexto é um conjunto de elementos situacionais ou físicos que ajudam a quem está lendo a compreender a mensagem que está sendo transmitida.