É um processo químico que transforma frações mais pesadas em outras mais leves através da quebra de moléculas dos compostos reagentes, fazendo o uso de catalisadores.
A reação denominada pirólise é um tipo de reação química de decomposição ou análise, na qual o calor do fogo decompõe uma substância, originando dois ou mais produtos.
40% de um barril de petróleo viram diesel e 18% gasolina após o refino. O óleo diesel é o principal combustível comercializado no mercado brasileiro. Sua utilização é primordial para o transporte de cargas e de passageiros, indústria, geração de energia, máquinas agrícolas e locomotivas, entre outros equipamentos.
O petróleo é extraído do subsolo, uma vez que sua origem está relacionada a formação de bacias sedimentares em mares e oceanos onde substâncias orgânicas se acumularam em condições específicas de temperatura e pressão ao longo de milhões de ano.
O petróleo é uma mistura complexa de compostos orgânicos gerada pela decomposição lenta de pequenos animais marinhos, que foram soterrados, em um ambiente com pouco oxigênio. Esse combustível fóssil é encontrado no fundo dos oceanos, bem como no solo, em rochas sedimentares.
O petróleo vem de reservas petrolíferas do subsolo, em bolsões profundos em terra e abaixo do fundo do mar. O petróleo é uma substância oleosa e inflamável, que apresenta uma coloração que varia desde o castanho-claro até o preto e é composta por hidrocarbonetos.
As importações da gasolina em 2019 ficaram em 21º lugar no Ranking de Produtos Importados e resultou em um montante de US$ 2.
Apesar da busca por fontes de energia renováveis, o petróleo segue sendo a maior fonte de energia mundial. Segundo a Agência Internacional de Energia (AIE), em 2019, foram consumidos 100,1 milhões barris por dia (b/d) de petróleo no mundo.