A Cacofonia ou Cacófato é um vício de linguagem que representa o som estranho ou engraçado gerado pela união de algumas sílabas. Ela ocorre normalmente entre a sílaba do final de uma palavra e do início de outra. Também podem produzir palavras novas denominadas de neologismos.
Os vícios de linguagem podem ser classificados como: barbarismo, arcaísmo, neologismo, solecismo, ambiguidade, cacófato, eco e pleonasmo. Vícios de Linguagem são alterações defeituosas das normas da língua padrão, provocadas por ignorância, descuido ou descaso por parte do falante.
Cacófato é a palavra ridícula ou obscena resultante da união de sílabas de palavras vizinhas. Por isso temos que cuidar quando falamos sobre algo para não estarmos ofendendo a pessoa que ouve. Exemplos: Ela tinha muito jeito. Maria nunca ganha.
Solecismo
Uma frase é um enunciado falado ou escrito que apresenta um sentido completo, podendo conter apenas uma ou várias palavras. Exemplo: A cereja é uma fruta deliciosa.
As frases exclamativas são empregadas quando o emissor quer manifestar emoção. São sinalizadas com ponto de exclamação: Puxa! Que sorvete gostoso!
RESUMO:
Uma frase é classificada de frase nominal quando não apresenta um verbo na sua composição, sendo assim formada maioritariamente por nomes: substantivos, adjetivos e advérbios.
Eis que, de acordo com o sentido que se deseja transmitir, as frases podem assim se classificar: Frases declarativas – Informam ou declaram acerca de um determinado assunto, podendo ser afirmativas ou negativas. Exemplos: Não pare agora...