O vermelho deverá ser usado para distinguir e indicar equipamentos e aparelhos de proteção e combate a incêndio. Não deverá ser usado na indústria para assinalar perigo, por ser de pouca visibilidade em comparação com o amarelo (de alta visibilidade) e o alaranjado (que significa Alerta).
SAT – Seguro de Acidentes de Trabalho. SIPAT – Semana Interna de Prevenção de Acidentes. SESMT – Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho. SSST – Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho.
A Segurança do Trabalho é definida por normas e leis. No Brasil, a Legislação compõe-se de normas regulamentadoras, leis complementares, como portarias e decretos e também as convenções Internacionais da Organização Internacional do Trabalho, ratificadas pelo Brasil.
O que diz a legislação sobre a Saúde e Segurança no Trabalho Essas normas são chamadas de Normas Regulamentadoras e elas podem ser encontradas na Portaria n. 3.
Como dito anteriormente, a função principal dos profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho é garantir a integridade e o bem-estar dos trabalhadores. Para isso, é necessário seguir todas as regras determinadas pela legislação, em especial as Normas Regulamentadoras.
Aumenta a produtividade Afinal, as normas regulamentadoras não visam apenas evitar acidentes. Suas exigências também têm o objetivo de proteger a saúde do trabalhador, de forma que ele não chegue ao ponto de adoecer física ou psicologicamente em função de condições desfavoráveis de trabalho.
As Normas Regulamentadoras (NRs) revolucionaram a área de Segurança e Saúde no Trabalho no Brasil (SST), e possuem um papel importante na diminuição dos índices de acidente no trabalho e ao mesmo tempo geram uma demanda de profissionais especializados para atuarem nas empresas.
As Normas Regulamentadoras promovem a conservação da saúde, segurança e integridade de cada funcionário na indústria. Além disso, elas são responsáveis por incentivar a implantação de políticas e parâmetros de qualidade que devem ser seguidos pelas indústrias.