Seção dos condutores Seção nominal de um fio é a área de sua seção transversal. Seção nominal de um cabo (conjunto de fios encordoados) é soma das áreas das seções transversais de seus fios. A seção nominal que falamos é a seção do condutor, o que não inclui os isolantes e protetores.
A escolha da bitola (grossura) do fio ideal para cada circuito deve levar em conta as cargas associadas a cada circuito. As bitolas mínimas recomendadas são de 1,5mm para iluminação e 2,5mm para tomadas de força. Sobre a Tensão, no Brasil temos 127V e 220V.
Diâmetro Real ou Prático O mesmo deve ser obtido medindo se dois pontos distanciados, no mínimo 30 vezes seu diâmetro nominal, em dois planos a cada ponto onde cada aba do paquímetro deverá ser posicionada apoiando-se em apenas uma perna de cada lado, como mostra a figura abaixo.
Resistência à tração aproximada de 200-230 kg/mm². São os arames mais resistentes empregados na fabricação de cabos de aço, sem prejuizo das características de tração e flexão.
Exemplo: Um cabo de aço de construção 6×7 possui 6 pernas torcidas, constituídas por 7 arames torcidos em cada perna. O passo de um cabo de aço é definido como a distância (h) para que uma perna dê a volta em torno do cabo.
Sentido e Tipo de Torção Quando as pernas são torcidas da esquerda para a direita , diz-se que o cabo de aço é “torção à direita” (Z). Quando as pernas são torcidas da direita para a esquerda, diz-se que o cabo de aço é “torção à esquerda” (S). O uso do cabo torção à esquerda é incomum na maioria das aplicações.
Construção de um cabo de aço Esta alma pode ser de fibra (natural ou sintética) chamada de AF quando de fibra natural e de AFA para alma de fibra sintética, ou de aço (formada também por arames) chamada de AA (alma de aço constituída por uma perna) ou AACI (alma constituída por um outro cabo independente).
O produto siderúrgico de partida é o fio máquina; alambrón (espanhol), wire rod (inglês), Walzdraht (alemão); que por sua é produzido pela laminação a quente de palanquilhas ou palancas, um lingote de aço na qualidade e peso desejdos. Os teores de carbono variam e cada fabricante escolhe de seu jeito.
Como montar a linha de vida?
Nenhum profissional não habilitado profissionalmente deve e pode projetar linha de vida. A Montagem da linha de vida deve ser feita por profissional habilitado. Antes da liberação formal da linha de vida, deve ser checado rigorosamente se a execução seguiu o que foi estabelecido no projeto.