Fauna é o termo coletivo para a vida animal de uma determinada região ou de um período de tempo. O termo correspondente para plantas é flora. Flora, fauna e outras formas de vida como os fungos são coletivamente chamados de biota. ... Fauna é também o nome dado aos livros que catalogam animais.
Os colectivos de baleia e de tubarão - Ciberdúvidas da Língua Portuguesa. Obrigada. O colectivo de baleia é baleal, segundo o dicionário Houaiss (versão Português do Brasil).
Significado de Fauna substantivo feminino A vida animal, com exclusão da espécie humana. Conjunto das espécies animais de uma região, ambiente ou meio específico: fauna brasileira. ... Etimologia (origem da palavra fauna). Do latim Fauna.
Significado de Flora substantivo feminino Conjunto das plantas que crescem em uma região, país ou ambiente. ... Reunião das plantas que têm um propósito ou são usadas de uma maneira específica: flora medicinal. Etimologia (origem da palavra flora).
Resposta: fauna é o grupo de animais de determinada região. Já a flora é a representação das espécies vegetais. Quando se fala em fauna e flora brasileira, estão sendo referidos a totalidade de animais e plantas que tem seu habitat em um dos biomas existentes no Brasil.
os animais dessa região apresentam características de adaptação ao clima, como o desenvolvimento de hábitos noturnos, comportamentos migratórios e "hibernaçoes". FLORA: são árvores baixas, troncos tortuosos e que apresentam espinhos e folhas que caem no período da seca(Xeromórfica).
A flora da Caatinga tem características peculiares, apresentando uma estrutura resistente e adaptada às condições áridas, por isso são chamadas xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. ... As singularidades da Caatinga resultam em uma fauna diversa composta por mais de 800 espécies animais.
A fauna e a flora do Cerrado são extremamente ricas: cerca de 5% de toda a biodiversidade do planeta é encontrada nesse bioma. Em virtude de tamanha diversidade, o Cerrado é considerado a savana mais rica do mundo.
É conhecido como savana brasileira e possui uma grande biodiversidade. Sua vegetação possui características predominantes, como árvores de tronco grosso e tortuoso, além de gramíneas e arbustos. O clima do Cerrado é tropical sazonal, apresentando duas estações definidas: uma seca e outra chuvosa.
Entre os Vertebrados de maior porte encontrados em áreas de Cerrado, citamos a jibóia, a cascavel, várias espécies de jararaca, o lagarto teiú, a ema, a seriema, a curicaca, o urubu comum, o urubu caçador, o urubu-rei, araras, tucanos, papagaios, gaviões, o tatu-peba, o tatu-galinha, o tatu-canastra, o tatu-de-rabo- ...
Igualmente nativa do Cerrado. Assim, o Pau-Terra (Qualea grandiflora) está entre as mais importantes plantas lenhosas da região. Logo, ele chama a atenção. Pois tem altura média de 6 metros e tronco de 30 cm a 40 cm de diâmetro.
Dez frutos do cerrado com expressiva produção foram selecionados, sendo: pequi, bocaiuva, mangaba, cagaita, baru, murici, mama-cadela, buriti, araticum e guabiroba.
Sobre a diversidade vegetal do bioma Cerrado, os cientistas sabem que sua flora é composta por 12.